Carreira em empresa privada ou pública?

Já pensou em fazer concurso público? 


Você já ficou em dúvida entre uma carreira na iniciativa privada e uma carreira no serviço público? Entrevistamos Fabiano Borsoi, que tinha uma carreira em franca ascensão em uma empresa privada quando resolveu fazer concurso público. 

Além de contar um pouco da sua história, Fabiano também dará dicas para quem pensa em fazer concurso público.

Graduado em Ciências da Computação, Fabiano começou a trabalhar muito cedo, enquanto ainda fazia curso técnico de Processamento de Dados. Primeiro, ajudou nos negócios da família, depois criou sua própria empresa e posteriormente ingressou na área comercial de uma empresa de grande porte no segmento de TI quando ainda estava na faculdade. Foram cerca de 7 anos de experiência no setor privado antes de iniciar sua carreira na esfera pública. 


Carreira e Você: Como era sua vida trabalhando para a iniciativa privada? 
Fabiano Borsoi: Tive muitas conquistas e oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Subi muito rápido, sentia que ainda podia ir mais longe e isso me motivava muito pois sempre gostei de desafios. Junto com a ascensão, veio o retorno financeiro que me impulsionava ainda mais a me dedicar ao trabalho. A empresa valorizava bastante a área comercial e eu logo passei a ganhar muito mais que meus colegas de outras áreas que já estavam lá há mais tempo. Com isso, tive certeza que minha decisão de fechar meu próprio negócio para estagiar numa empresa privada foi acertada. 

Mas tudo tem um preço, que nesse caso eram a alta jornada de trabalho diário, o stress por conta do alto grau de responsabilidade e a pressão para atingir metas. Eu ainda era muito jovem e estava aprendendo a lidar com tanta pressão. Me incomodava bastante também a necessidade de viajar constantemente e muitas vezes sem um planejamento prévio, já que dependíamos da disponibilidade nas agendas dos potenciais clientes. 


CV: Como foi sua decisão de prestar concurso público? Já era um objetivo de carreira ou foi uma oportunidade que você vislumbrou após alguns anos de experiência?
FB: Nunca foi um objetivo, ao contrário, era algo que eu acreditava que não me satisfaria. Esta decisão nasceu em um primeiro momento e amadureceu num segundo instante. A primeira vez que fiz curso preparatório para concurso público foi quando deixei a empresa para me dedicar à conclusão da minha graduação. A empresa estava passando por uma fase de transição e já que o stress do trabalho estava influenciando negativamente meu desempenho na faculdade, aproveitei este momento para me desligar. 

Passei 6 meses me dedicando somente ao meu trabalho de conclusão de curso e, como sempre tive um ritmo intenso de trabalho, a dedicação exclusiva para o TCC não ocupava todo o meu tempo e minha energia. Logo, por influência de amigos, aproveitei o tempo livre para fazer um cursinho preparatório para concurso federal. Nesse tempo, fiz um concurso para analista de sistemas de um órgão estadual.

Posteriormente, quando me formei, fui convidado a retornar para a empresa da qual eu havia feito estágio. Voltei e continuei frequentando o curso preparatório por cerca de dois meses. Fiz a prova do concurso federal para qual o cursinho me preparava, mas como eu estava animado e bastante ocupado com o trabalho, não passei para o concurso e acabei desistindo dessa ideia.  

Voltei a pensar em concurso público uns 2 anos depois quando eu estava muito bem no trabalho, com excelente remuneração, mas eu sentia falta de aproveitar minha vida. Eu enxergava que os profissionais mais bem sucedidos na empresa eram aqueles que tinham menos qualidade de vida e menos tempo disponível para usufruir aquilo que construíam. Comecei a questionar a importância do dinheiro, já que não me sobrava tempo para aproveitá-lo, e decidi voltar a estudar para concurso sozinho, uma vez que que eu não tinha tempo para frequentar um curso preparatório. 

Nessa época, fui nomeado naquele concurso estadual que eu fiz enquanto não estava trabalhando. Decidi trocar uma carreira de sucesso numa empresa privada e assumir o cargo de analista de sistemas nessa empresa pública, com salário substancialmente menor (pouco menos de um terço do quê eu ganhava). Em contrapartida, eu teria horário fixo de trabalho, muito menos stress e poderia programar melhor minhas férias. 

Com o objetivo de recompor minha remuneração, continuei os estudos para outros concursos públicos. Frequentava o cursinho na parte da noite e estudava na hora do almoço. Cerca de 1 ano depois, passei no concurso da Receita Federal, onde estou há 7 anos. 

CV: Quais as principais vantagens e desvantagens do serviço público quando comparado à iniciativa privada?
FB: Tive a sorte de tomar posse pela primeira vez no Ministério Público do Estado de MT (MPE). O MPE é um órgão relativamente pequeno, com autonomia administrativa e financeira e uma estrutura enxuta, bem organizada e independente. Isso fez com que a minha transição fosse muito tranquila, pois o MPE parecia uma empresa privada bem organizada. 

As principais vantagens do serviço público são a flexibilidade, os finais de semana tranquilos e sem preocupações, horas extras remuneradas ou compensadas (tínhamos ponto eletrônico e só alguns servidores das áreas mais carentes tinham autorização para trabalhar além do expediente). Além disso, a segurança ao colocar meu posicionamento técnico de forma independente e despreocupada, mesmo para as instâncias mais altas do órgão. 

Em contrapartida, a remuneração, mesmo estando dentro da média, é inferior àquela que eu poderia ganhar na iniciativa privada, as possibilidades de crescimento são muito restritas dentro das carreiras (para mudar de cargo é necessário fazer outro concurso) e as estruturas são deficientes ou insuficientes por falta de investimentos (não chega a ser um ponto crítico mas é bem perceptível). 

CV: Que dicas você daria para quem está pensando em começar a estudar para concurso?
FB: Primeiro defina o seu foco, evite atirar para todos os lados e se possível, escolha um concurso mais próximo da sua área. Faça o máximo de provas que puder, desde que tenha algumas matérias em comum com o que vem estudando. Ainda que você  não esteja totalmente preparado, fazer vários consursos irá te preparar para o concurso do seu interesse. 

Comece a estudar Direito Constitucional e Direito Administrativo - são as matérias mais importantes para você poder entender a dinâmica do serviço público e também dão base para tudo que não for específico. Só depois de entender o básico destas duas disciplinas é que você conseguirá disputar de verdade alguma vaga num concurso público.

Monte um plano de estudos - se organize, estude o máximo que for capaz. Quem trabalha 8 horas por dia deve conseguir estudar pelo menos 4 horas diárias e quem não trabalha deve ter uma rotina diária de no mínimo 8 horas de estudo.

Como na preparação para um trabalho privado, não economize dinheiro com livros e materiais, procure os melhores e gaste da melhor forma possível o seu precioso tempo e dinheiro. 

A internet também ajuda bastante. Existe muito material e dicas sobre preparação para concursos públicos. 

Por fim, gostaria de dizer que fazer concurso é abrir mão das infinitas possibilidades que a vida privada te oferece, principalmente as possibilidades financeiras, em troca de uma estabilidade. Não pense que você não vai mais precisar trabalhar, o serviço público atualmente exige muito dos seus servidores, ainda que seja menos que as empresas privadas.


E você, prefere esfera pública ou privada? Já pensou em prestar concurso público?  

Compartilhe conosco suas experiências!


2 comentários :

  1. Grande Borsoi! Parabéns pela carreira de sucesso :) Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,

      Obrigado pelo comentário! Continuem acompanhando o Carreira e Você nas redes sociais e participando das discussões!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir