É possível focar na carreira e manter uma vida saudável?

Encontrando o balanço entre ambição de carreira e qualidade de vida


Quanto mais alto o cargo, menos tempo para cuidar da saúde e da vida pessoal. Logo, é comum vermos diretores cultivando uma barriguinha que
demonstra que ele chegou longe trabalhando muito e que não sobrou tempo para outras atividades. Além disso, existe o esteriótipo que pessoas que frequentam academia ou praticam esportes não são muito inteligentes ou não têm uma carreira de sucesso. Afinal, quem trabalha pesado e ganha bem não tem tempo de ficar na academia. 

Todas estas afirmações são extremamente ultrapassadas e sem fundamento. Não existe falta de tempo, existe falta de prioridade e se você priorizar sua saúde, irá sim encontrar tempo na sua agenda cheia de compromissos profissionais para cuidar do seu bem-estar. 

Como eu mencionei em um post anterior uma das coisas que eu fiz no meu 'sabático forçado' foi intensificar minhas atividades físicas e melhorar minha alimentação o quê causou uma mudança muito positiva no meu corpo (e na minha cabeça - mente sã, corpo são). Voltando ao mercado, minha principal meta era manter o quê eu tinha conquistado e continuar cuidando do meu bem-estar.

O pilar de tudo é a alimentação e você pode confirmar isso com seu nutricionista e ler mais sobre o assunto em qualquer blog fitness de sucesso por aí. Logo, minha primeira ação foi comprar uma bolsa térmica e preparar minhas marmitas e lanchinhos saudáveis para passar o dia. Comer uma comida que você sabe como foi preparada, sem excesso de sódio e gordura faz toda a diferença. Além disso eu continuo comendo de 3 em 3 horas e preciso de lanches para me manter durante todo o dia. 

As rotinas de viagem fizeram com que 'marmitar' fosse algo mais desafiador. Não consigo levar meu almoço quando estou viajando, mas procuro comer o quê eu comeria em casa nos restaurantes. Além disso, os cafés da manhã de hotel são uma tentação a parte. Minha dica é passar direto pelas guloseimas e procurar as opções mais saudáveis (geralmente tem uma parte 'light' nas mesas de café da manhã de hotel). No meu caso, eu levo meu próprio pão (100% integral) e minha granola (adoçada com açúcar mascavo ou mel) quando estou em hotel (foto ao lado). Geralmente passo no supermercado no mesmo dia em que eu chego na cidade para comprar meus suprimentos para a semana. 

A bolsa térmica e a garrafa de água vão comigo onde eu for, seja no escritório, nas viagens a trabalho ou visitas a clientes. E não saio da minha mesa para uma reunião sem levar minha garrafa e um lanchinho que geralmente é uma barrinha de fruta ou cereal, uma fruta ou iogurte. Reuniões sempre duram mais que o previsto e ficar com fome para mim não é uma opção. Sempre levo coisas que não façam barulho ou tenham cheiro para ser consumidas em público. Assim, mato minha fome e não perturbo ninguém. O mais legal é ver outras pessoas sendo influenciadas por meus hábitos saudáveis. Outro dia fui a uma reunião com clientes e todo mundo estava com seus iogurtes para consumir durante a reunião que duraria mais de 2hs. 

Aposto que já tem gente pensando - 'ah, mas eu não tenho tempo para organizar uma 'marmita' saudável para levar para o trabalho'. Eu posso dizer que toma muito pouco tempo se você já deixar as coisas organizadas e que a melhoria na qualidade de vida vale cada segundo. O quê toma mais tempo para mim é fazer o sanduíche (geralmente faço de frango com cottage, cenoura ou tomate e orégano no pão 100% integral). Eu deixo os ingredientes já preparados na geladeira e antes de sair pela manhã só misturo e coloco no pão. Levo no máximo de 10 a 15 min preparando a lancheira e quando viajo cedo já deixo tudo preparado um dia antes. 

Em combinação com a alimentação vem a atividade física. Infelizmente não consigo ir mais 6 vezes à academia, porque tenho viajado muito, mas tento fazer algum tipo de exercício de 4 a 5 vezes por semana, seja na academia, no quarto do hotel ou ao ar livre. A foto ao lado é uma fita de suspensão (ou TRX) na porta do quarto do hotel. Eu sempre levo na mala para quando sobra algum tempo e/ou a academia do hotel não é muito boa. Pedi para o meu professor da academia me passar uma série de exercícios que eu posso fazer em qualquer lugar. Com certeza não é a mesma coisa que malhar em um lugar com infraestrutura, mas é muito melhor que ficar sentado no sofá sem fazer nada.

Se o foco é carreira, eventos sociais são importantes e ótimas oportunidades de networking com colegas, clientes e pessoas de outras área ou empresas (veja dicas de networking aqui). Os menus de happy hours estão longe de ser saudáveis já que em geral incluem álcool e frituras. Mas é possível sim, aproveitar a oportunidade para se conectar e manter a linha. A começar, maneire no álcool. Primeiro porque é muito calórico e segundo porque não pega bem ficar de 'pilequinho' em ambiente de trabalho. Segundo, faça escolhas de pratos mais saudáveis. E quando não forem porções individuais? Você pode sempre sugerir opções mais saudáveis e usar seu  poder de persuasão para convencer seus colegas a aderirem à sua escolha. Meus colegas gostam de fazer happy hour em pizzaria e já na primeira saída eu descobri que alguns colegas são vegetarianos e gostam de pizza de abobrinha e berinjela que a maioria das pessoas abomina. Agora já me sento mais ou menos próxima a eles e sei que conseguirei comer um pouco mais saudável mesmo sendo pizza.

Para muitas pessoas ter um foco maior em bem-estar requer uma mudança de estilo de vida. Nenhuma mudança é fácil, como já dito em vários posts deste blog, mas os benefícios são infinitos, variando de melhora na saúde física, aumento da auto-estima e até obtenção de mais energia para desempenhar suas atividades profissionais com consequente impacto positivo em sua carreira. E também não adianta virar diretor ou VP, ter uma gorda conta bancária e não ter energia para gozar plenamente dos bens materiais que seu trabalho te proporcionou adquirir.

Para mim saúde e carreira estão em primeiro lugar e eu consigo conciliar muito bem os dois mesmo trabalhando em média 12hs por dia. Se eu tiver que optar por um dos dois fico com a saúde já que eu aprendi que é possível viver um tempo sem carreira, mas sem saúde não dá para construir uma carreira.

E você? Consegue conciliar carreira e bem-estar? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

Texto by Exec





Nenhum comentário :

Postar um comentário