Empreender: reforce essa ideia!

Aposte mais nas suas ideias e torne-se um empreendedor


Sabe aquela ideia que você teve outro dia, mas não teve coragem de colocá-la em prática? Ficou com medo de que a mesma não fosse valorizada? Pois então, diversos produtos e serviços que são sucesso hoje no mundo (isso mesmo, no MUNDO), surgiram através de ideias repentinas. E sabe por que elas se tornaram sucesso? Porque, ao invés de simplesmente pensar que tal ideia não iria funcionar e deixá-la de lado, os seus "donos" correram atrás para operacionalizar um plano e fazer essa ideia tornar realidade. E daí, temos diversos casos de sucesso no mundo atual: desde grandes corporações como Microsoft e Apple, até como ideias inovadoras no mundo dos aplicativos de celular, como Easytaxi, Instagram e WhatsApp, estes dois últimos recentemente adquiridos pelo Facebook em transações que envolveram em torno de 20 bilhões de dólares.
Num passado não muito distante, o sonho dos jovens brasileiros era se formar e entrar numa grande empresa (já comentei esse assunto nesse post). Atualmente, segundo uma pesquisa realizada pela FGV/SP no ano passado, ingressar em empresa se tornou a 2a opção dos jovens brasileiros. A primeira opção, apontada por cerca de 80% dos entrevistados, é se tornar empreendedor, dono do seu próprio negócio.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, empreender demanda muito estudo, trabalho, dedicação e compromisso. E então, se sua ideia for pioneira e representar uma inovação no campo, pode ter certeza de que não será fácil. Mas, como dizem os americanos - no pain, no gain (sem dor não há ganhos). Então, para que a jornada de empreendedor se torne menos dolorosa, é importante observar alguns pontos.

Escolha em qual ideia investir - O plano é ser seu próprio chefe. Então, não escolha simplesmente a ideia mais fácil mas sim a ideia que tem mais relação com aquilo que você gosta de fazer. O mais fácil pode representar menos trabalho no início, mas poderá se tornar um calo no seu pé no futuro. Já que é para fazer o que gosta, invista desde cedo na ideia que mais tem relação com os seus interesses. Assim, você estará aliando trabalho e prazer, uma combinação que a grande maioria das pessoas gostaria de ter na vida.

Esboce sua ideia - Invista parte substancial do seu tempo em desenvolver a sua ideia. Esse é o passo inicial da conversão da sua ideia em realidade. Portanto, é preciso saber o que será necessário para desenvolver a sua ideia, torná-la em negócio e principalmente, fazer com que a mesma se torne uma necessidade e seja desejada pelos consumidores. 

Busque ajuda - Se você estiver parado, sem conseguir sair do lugar, é sinal de que você precisa de ajuda. Faça contatos com pessoas que possuem as expertises necessárias para o desenvolvimento do seu negócio. Troque ideias e informações e faça novos contatos. Sem dúvida nenhuma, isso irá agregar bastante no seu projeto. Além disso, existem diversas entidades e eventos em todo o país para estimular o empreendedorismo e ajudar os empreendedores. Dentre eles o EMPRETEC e outros cursos e eventos organizados pelo SEBRAE em todo o Brasil e o Startup Weekend, evento que ocorre em mais de 400 cidades ao redor do mundo, incluindo várias cidades brasileiras e conta com o apoio de empresas como Google Entrepreneurs, Amazon Web Services e Coca-Cola.

Elabore um plano de negócio - Com sua ideia esboçada, você deve pensar em como torná-la financeiramente viável, ou seja, como você poderá gerar Receita ($$) através da sua ideia. Sim, estamos falando de negócios e o seu sonho é viver através dela. Portanto, eu diria que, após o desenvolvimento da ideia, esse é o passo mais importante de todo o processo. 

Busque parceiros e financiamento dos seus projetos - Talvez a operacionalização da sua ideia esbarre na falta de recursos financeiros e, por isso, você desista de tocá-la adiante. Com uma ideia bem esboçada e um plano de negócios consistente em mãos, você pode correr atrás de financiadores. Há diversas fontes para financiar projetos atualmente, desde os investidores anjo (pessoas físicas que investem recursos próprios em empresas com grande potencial de crescimento), fundos de fomento governamentais (Finep) e até investimentos realizados por fundos de venture capital estruturados. 

Fazer uma ideia nascer e crescer envolve um trabalho árduo e por isso, muitos aspirantes a empreendedores acabam desistindo no meio do caminho. Mas se você realmente acredita no potencial da sua ideia, corra atrás e não desista perante primeiro obstáculo. É melhor se arrepender por tentar que por nunca ter tentado. 

E você, já pensou em empreender? Acha que seria uma tarefa fácil? Já participou de algum evento de empreendedorismo? Compartilhe conosco a sua experiência e opinião!

By Boss.

Nenhum comentário :

Postar um comentário