Como se preparar para seu próximo desafio?

Os primeiros meses em uma nova posição são decisivos para seu sucesso


Opção 1: Você finalmente conseguiu aquela promoção na sua empresa. Opção 2: Você conseguiu aquele emprego que você almejava na empresa dos seus sonhos. Opção 3: Você teve um convite para trabalhar no exterior pela sua empresa atual ou por outra empresa. Para qualquer dessas opções ou a combinação de mais de uma delas, por exemplo ser promovido para assumir uma função em outro país, você precisa se preparar para vencer o novo desafio. Os 3 primeiros meses em uma nova posição de liderança são fundamentais para você mostrar seu potencial, conquistar aliados (sua nova equipe, pares e superiores), se adaptar à cultura de uma nova área ou empresa e trazer resultados. Sim, é esperado que você apresente resultados palpáveis em um curto espaço de tempo já que sua contratação ou promoção custou caro para a empresa e eles esperam recuperar o investimento rapidamente. 

Eu estou lendo o livro The First 90 Days: Critical Success Strategies for New Leaders at All Levels de Michael Watkins que dá dicas para os primeiros 90 dias em uma nova posição de liderança e recomendo fortemente para líderes de todos os níveis. Na loja da amazon.br só tem a versão em inglês para Kindle, mas é possível encontrar a versão impressa em Português em outras livrarias (Os primeiros 90 dias: Estratégias de Sucesso). 

Como tirar proveito das situações de mudança no ambiente profissional

Algumas dicas do livro que achei interessante: 

  • Nem sempre as habilidades que te levaram a uma posição serão as que te levarão a vencer nela: você foi promovido porque foi reconhecido por habilidades e resultados, mas na nova posição você terá que desenvolver novas habilidades para vencer. Por isso, antes de assumir a nova posição você deve analisar muito bem sua nova área (ou empresa) e conversar com superiores e pares sobre seu novo trabalho, expectativas e desafios. Além disso ao iniciar em sua nova posição, você deve ter uma curva de aprendizado íngreme, ou seja, deve aprender rapidamente sobre o mercado, produtos, tecnologias, sistemas, estruturas, além de cultura e política da nova organização. O livro cita um exemplo de uma profissional que apresentou grandes resultados em uma área operacional, por ser muito detalhista, mas quando ocupou sua nova posição de gerente de produto, ela deveria ter aplicado uma visão holística e estratégica para fazer planejamentos e interagir com outras áreas. Muito presa aos detalhes, ela acabou não apresentando resultados satisfatórios e sendo rapidamente substituída. Novas posições exigem novas estratégias para vencer e quanto mais rápido você entender o quê é esperado de você, mais chances você terá de ter sucesso. 
  • Garanta vitórias rápidas: sua estratégia de transição deve se adequar à sua nova posição. Por exemplo, seu posicionamento deve ser distinto em uma start-up em franco crescimento e em uma empresa que passa por uma reestruturação e precisa de melhoria de processos e performance. Após estabelecer a estratégia adequada à sua situação, identifique oportunidades para obter resultados e criar valor, dentro dos primeiros 90 dias para assegurar sua credibilidade na nova posição e/ou organização.
  • Construa alianças: em primeiro lugar, entenda quais as expectativas do seu líder, seu estilo de trabalho e alinhe sobre seus planos de desenvolvimento de carreira. Em seguida, planeje conversas individuais com seus subordinados, para conhecê-los melhor e apresentar suas expectativas em relação à sua performance. Se você se tornou gerente da equipe da qual era membro, tenha um cuidado especial, já que pode haver orgulho ferido das pessoas que foram preteridas para a posição. Seu relacionamento de camaradagem com seus antigos pares também deverá mudar para um relacionamento de gestor - subordinado e você deve se esforçar para que a mudança ocorra de forma rápida e o mais suave possível. Além de superiores e subordinados, você deve construir alianças com seus pares, gestores de outras áreas com quem você deverá interagir para desenvolver seus projetos. Identifique as pessoas chave que podem te ajudar a crescer e traga-as para o seu lado.
  • Mantenha o equilíbrio: o momento tumultuado de transição afetará sua vida profissional e pessoal, mas você deve manter o equilíbrio para que tome as melhores decisões e ganhe maior controle do seu ambiente de trabalho. Às pessoas à sua volta, principalmente subordinados, também estarão em transição se adaptando ao seu estilo de liderança e quanto mais rápido você se ambientar e começar a produzir resultados, melhor para todos à sua volta. 

Tem muito mais dicas interessantes no livro, vale a pena conferir e aplicar!

E você? Como se prepara para novos desafios? Compartilhe conosco sua experiência!

Texto by Exec


2 comentários :

  1. Boa tarde,

    Li um post sobre o linkedin aqui no blog e gostaria de saber como era sua abordagem pelo linkedin, pelo Inmail.

    Att.
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A dica para abordagem pelo inmail é ser sucinto e objetivo. Se apresente em poucas linhas (a pessoa pode ver seu perfil se quiser saber mais detalhes), fale o porquê do contato e também o quê você quer da pessoa (marcar um café, uma indicação, informação de uma vaga, etc).

      Boa sorte no seu networking!

      Obrigado!

      Carreira e Você

      Excluir