Trabalhando na Índia

Desafios e oportunidades de desenvolvimento profissional na Índia


Recentemente eu tive a oportunidade de trabalhar por 2 meses em Bangalore. Tenho grande interesse em mercados emergentes e já tendo trabalhando em LATAM e China, a Índia era meu próximo alvo, logo, fiquei bem animada ao saber que finalmente teria esta oportunidade.

Assim como o Brasil é o país do futebol e a China o país que produz produtos de baixa qualidade e piratas a Índia é um país com muita pobreza, problemas de trânsito e segurança e uma culinária que não costuma agradar a povos ocidentais. Certo? A maioria das pessoas que estiveram na Índia com as quais eu conversei antes de viajar falaram exatamente destes pontos. Entretanto não concordo com nenhum deles (assim como não concordo com os mitos associados a Brasil e China).

Há problemas na Índia, como há em qualquer país. Não vi mais pobreza lá que
eu veria no Rio de Janeiro ou em São Paulo e pelo menos em Bangalore e New Delhi, onde estive, não achei o trânsito pior que em São Paulo (mais desorganizado sim, mas o volume de carros não é tão diferente). A questão da segurança é sim um problema já que há muitos casos de estupros, mas não me senti 'ameaçada' em nenhum momento (alguns cuidados devem ser tomados como usar roupas que não mostrem o corpo e preferir táxi quando se está desacompanhada). Eu amei a culinária indiana e, mesmo não gostando de comida apimentada, consegui me virar muito bem, comi pratos locais 100% do tempo e não tive nenhum problema de estômago (outro mito). 

O estilo de trabalhar dos indianos é bem diferente do dos brasileiros. Os indianos são mais metódicos e curiosos, o que significa que se um processo não estiver bem claro irá suscitar muitas perguntas, e os brasileiros, que são bem menos metódicos, não estão muito acostumados a tanto questionamento. Os indianos também são mais organizados para efetuar planejamentos e não tem muito jogo de cintura para reagir a situações que saem fora do plano, já os brasileiros têm um grande talento para lidar com adversidades e geralmente investem menos em planejamento. Os indianos também tem menos flexibilidade para se adaptar a mudanças de procedimento e os brasileiros precisam entender isto para não propor mudanças desnecessárias. Estas diferenças acabam gerando conflitos que se não forem bem gerenciados podem prejudicar o andamento de projetos. 

Um grande desafio que eu encontrei durante o período que eu passei na Índia e na minha interação com times indianos, que já dura mais de 6 meses, é a falta de confiança existente entre os grupos na Índia e no Brasil. Como foram transferidas algumas operações financeiras do Brasil para a Índia e há várias peculiaridades nas rotinas financeiras brasileiras o time brasileiro não acredita que o time indiano é capaz de desenvolver as atividades com o mesmo nível de excelência. Ainda não conseguir identificar a causa da desconfiança indiana, mas eles procuram se resguardar a todo momento e costumam questionar informações enviadas pelo time brasileiro. Esta desconfiança aliada às dificuldades de comunicação inerentes principalmente ao idioma fazem com que os dois times não tenham completa sinergia e atinjam todo o seu potencial trabalhando juntos. Porém acredito que estas barreiras possam ser superadas com o tempo.

Parte do meu trabalho na Índia era treinar um time de 30 pessoas que absorveria algumas operações que até então eram desenvolvidas no Brasil e eu imaginei que por eu ser mulher eu teria problemas em conquistar a confiança da equipe. Felizmente eu estava enganada. Mesmo com menos mulheres no mercado de trabalho que o ocidente, tive o prazer de trabalhar com várias mulheres, muitas delas em posição de liderança. Além disso, uma vez que eu conseguia responder às (muitas) perguntas com segurança e desenvoltura, ganhei o respeito do time desde o início. Uma dica para quem está indo trabalhar na Índia é saber muito bem sobre a atividade que você irá desenvolver lá. Você será testado a todo momento e tem que demonstrar que sabe muito bem do quê está falando para não perder credibilidade.  

Mesmo com todas as diferenças e desafios, acredito os brasileiros tenham muito a aprender com os indianos. Além dos pontos já mencionados, os indianos são muito focados, dedicados, organizados e com forte perfil analítico. Os líderes que eu conheci lá tem mais preocupação com a motivação e desenvolvimento da sua equipe que a maioria dos líderes que eu conheço aqui, que em geral, se preocupam mais com o seu próprio desenvolvimento. 

Minha experiência foi extremamente positiva. O povo indiano é muito hospitaleiro, nunca vi nada parecido no Brasil ou outros países. Eles se preocupam com o seu bem-estar como se você fosse da família e fazem de tudo para que você se sinta em casa. Se você tiver uma oportunidade de ir à Índia a trabalho ou passeio, vá com o coração aberto para conhecer e admirar as diferenças e a diversidade cultural que existe dentro do país. 




Nenhum comentário :

Postar um comentário