Trabalhando na Ponte Aérea

5 dicas para que viagens profissionais não afetem sua vida


Enquanto escrevo este post espero meu voo para mais um dia de trabalho em outra cidade. À minha volta, várias pessoas vestidas de roupa social carregam uma pasta ou mochila com notebook e uma pequena mala com roupas para poucos dias. Cara de sono por ter acordado muito cedo e smartphone em uma mão e o café na outra também fazem parte da cena. 

Se você viaja constantemente a trabalho com certeza se identificou com o cenário descrito ainda. Consultores de TI e gestão, gestores com equipes espalhadas em várias cidades, profissionais atuando em projetos fora da sua base- são várias as profissões e empresas que exigem que o profissional tenha (grande) disponibilidade para viagem. 

No início da carreira, a rotina de aeroporto tem um certo glamour. Os jovens profissionais em geral se sentem 'mais importante' tendo rotina similar à de executivos no que tange às idas e vindas e ao tempo gasto em aeroportos. Além disso eles se entusiasmam em conhecer novas cidades, ficar em bons hotéis e ganhar milhas que geralmente ajudam a garantir férias em lugares interessantes.

Porém, com a evolução da carreira, a rotina de viagens afeta a vida como um todo. O primeiro ponto é que o profissional que, dependendo do projeto, pode ficar até 5 dias fora de casa por semana, tem menos tempo para a família e amigos. O segundo ponto é que o profissional acaba trabalhando mais fora de casa (já que em geral não tem porquê voltar cedo para casa para ficar com seus entes queridos), afetando tanto sua vida social, como seu bem-estar (veja mais no post sobre o balanço entre ambição de carreira e qualidade de vida). 

Algumas dicas para que suas viagens de trabalho impactem menos sua vida pessoal: 
  • Não use suas viagens como desculpa para ter uma vida sedentária ou se alimentar mal. No post mencionado acima há várias dicas para manter a linha nas viagens de trabalho.
  • Não trabalhe mais que o necessário. Em geral as empresas já sabem que os profissionais são mais propensos a trabalhar mais fora de casa e acabam colocando menos staff que o necessário nos projetos, já contando com as horas extras, ou seja, muito provavelmente você trabalhará mais que o normal. Porém não fique no escritório até tarde se não for extremamente necessário. Aproveite as Happy Hours para conhecer melhor os colegas da cidade em que trabalha, rever velhos amigos, fazer novos contatos. Aproveite também para cuidar dos itens mencionados no primeiro ponto. 
  • Aproveite para conhecer a cidade onde está trabalhando. Algumas empresas (em geral consultorias) dão a opção de o cônjuge visitar o profissional nos fins de semana ao invés do mesmo retornar à base. Se for este o seu caso, aproveite a oportunidade para fazer um pouco de turismo na sua atual cidade de trabalho no fim de semana e descansar já que as idas e vindas são bem cansativas. 
  • Aumente seu networking. Seja viajando a trabalho ou para treinamento, há sempre a oportunidade de conhecer novos profissionais e aumentar sua rede de contatos dentro e fora da empresa. Em pelo menos 1 hora no aeroporto e mais 1 hora dentro do avião você estará cercado de profissionais. Não perca a oportunidade de puxar assunto com pessoas diferentes e trocar cartões. Estes novos contatos podem inclusive te ajudar a conseguir sua próxima conquista profissional. (Veja mais no post sobre networking). 
  • Aproveite mais seu pouco tempo em casa. Para quem viaja sempre sabe o quão cansativo é acordar cedinho na segunda, voltar tarde no meio ou fim da semana (vôos de volta sempre atrasam) e trabalhar mais que o normal nos dias fora da base. Quando você volta para casa, é enorme a tentação de passar o fim de semana descansando, de preferência sem sair. Não caia nessa tentação! Se você passa a semana reclamando de saudade da família e amigos, faça valer o tempo que tem para passar com eles e realmente aproveite os dias com eles.
Lembre-se que todo desafio ajuda no seu desenvolvimento profissional e pessoal e que profissionais flexíveis e com disponibilidade de viagens são valorizados pelo mercado. Porém, se esta rotina estiver afetando muito sua vida pessoal, talvez seja hora de repensar suas prioridades e buscar novas oportunidades que te deixem mais satisfeito tanto na vida profissional como pessoal. 

E você, viaja muito a trabalho? Como sua rotina afeta sua vida pessoal? Compartilhe conosco suas experiências!

Texto by Exec




Nenhum comentário :

Postar um comentário