O poder do networking

Como usar a rede de contatos para conseguir seu próximo emprego


Eu falo sempre sobre networking nos meus posts, mas este é um assunto tão importante que eu achei que merecia um post inteiro. Ainda me surpreendo com o poder do networking para conseguir oportunidades profissionais interessantes e vou dividir com você algumas experiências pessoais e dicas para que você possa tirar todo o proveito da sua rede de contatos. 

Quanto mais sênior a posição, menor a chance de que ela seja divulgada para o mercado. As empresas preferem que cargos de confiança (e nesse grupo eu estou considerando coordenadores/supervisores e acima) sejam preenchidos com pessoas que eles já conhecem, seja porque já trabalha na empresa ou porque foi indicada por uma pessoa de confiança. Geralmente quando não conseguem o candidato por estas formas, as empresas recorrem aos headhunters, assunto que já foi abordado pelo Boss em seus últimos posts. 

Atualmente eu estou buscando oportunidades de gerente. Vejo posições com o meu perfil, me candidato, consigo uma entrevista (através de networking com pessoas da empresa pelo LinkedIn), mas não vou muito à frente no processo seletivo. Quando pergunto o quê aconteceu, a resposta que os RHs têm é sempre a mesma: "Você tem um ótimo CV e perfil alinhado com a empresa, mas optamos por preencher a vaga internamente". A verdade é que quando estas vagas são anunciadas, na maioria das vezes elas já têm dono e o anúncio é uma mera formalidade do RH. 

Para você conseguir realmente participar do processo seletivo, você tem que começar a fazer seu networking com a empresa do seu interesse antes da vaga existir. Assim, quando eles tiverem uma posição em aberto que não possa ser preenchida internamente eles provavelmente se lembrarão de você. Essa abordagem requer paciência (em alguns casos muita). Quando você está desempregado ou super insatisfeito com o seu trabalho atual, esperar alguns meses por uma oportunidade pode ser frustrante, mas algumas vezes não há atalhos para se conseguir o emprego na empresa dos sonhos ou um salto na carreira.

Vale a pena pagar pelo LinkedIn Premium?

Quando eu estudei nos EUA queria muito fazer o meu estágio entre o 1o e o 2o ano do mestrado em uma grande empresa de tecnologia na Califórnia. Ao contrário da maioria das grandes empresas americanas, esta não ia até o campus da minha Universidade fazer o recrutamento e o processo seletivo para esta empresa era super restrito. Para conseguir meu objetivo eu tive que fazer muito networking com ex-alunos da minha Universidade que trabalhavam na empresa. Conversei com umas 8 pessoas, alguns foram me indicando outras pessoas. Meu foco principal era uma posição que eu tinha visto no site da empresa e que tinha meu perfil. Acabei não conseguindo esta posição, mas depois de uns 3 meses uma das pessoas com quem eu conversei me indicou para uma posição na área que ele tinha trabalhado (até mais alinhada ao meu perfil que a primeira). Quando eu finalmente tive a oportunidade de fazer uma entrevista, o gerente ficou impressionado com meu interesse pela empresa e com minha saga de 3 meses falando com pessoas de diferentes áreas até conseguir uma oportunidade. Eu tive a oferta de trabalho quase que imediatamente. 

Se você tem interesse em empresas específicas, minha dica é: fale com o maior número de pessoas possível da sua área de interesse e de áreas co-relacionadas nestas empresas. Aborde as pessoas no LinkedIn, tente marcar uma conversa por telefone ou um café para você aprender mais sobre a empresa (pergunte sobre a carreira da pessoa, suas opiniões sobre a empresa as pessoas adoram falar delas mesmas!) e demonstre seu interesse. Mais cedo ou mais tarde você vai conseguir participar de um processo seletivo e com grandes chances de terminar com uma oferta de trabalho. 

E você, tem alguma experiência de ter utilizado sua rede de contatos para atingir seus objetivos profissionais? 

Texto by Exec

Nenhum comentário :

Postar um comentário