Retrospectiva de carreira 2013

Como sua carreira evoluiu em 2013?


Chega a época do ano de se fazer planos e promessas para o ano seguinte. Mas qual foi o saldo do ano que se encerra? Tratando-se de carreira, fazer um balanço do ano que passou é fundamental para traçar as metas do ano seguinte.

Comece relembrando quais eram seus planos no final de 2012 para 2013 e pense o que você conseguiu e principalmente o quê ficou faltando e procure entender quais foram as causas. Se sua empresa tem mais de um ciclo de avaliação durante o ano, relembre os feedbacks dos seus superiores (pares e subordinados caso sua empresa tenha avaliação 360 graus) e veja como foi sua evolução entre as avaliações.
Se não há avaliações formais na sua empresa, aproveite o fim do ano ou a primeira semana de janeiro, que geralmente são mais tranquilas, convide seu gestor para tomar um café e peça a ele uma avaliação sobre sua performance no ano, com críticas construtivas para que você também saiba como evoluir. 

Depois que você definiu quais são as áreas técnicas e comportamentais que você precisa desenvolver, ai sim, pode começar as resoluções para sua carreira em 2014. Eu gostei muito do post da J.T.O'Donnell fundadora e CEO da CAREEREALISM.com sobre resoluções de carreira no LinkedIn. Decidir que você quer uma carreira melhor em 2014 é muito vago, você precisa de mais detalhes que te ajudem a alcançar seus objetivos. O'Donnel sugere que você procure um "parceiro de carreira", os dois se ajudando a perseguir as metas e principalmente a não desistir perante os desafios. 

Eu já prefiro ter um coach, formal ou informal na empresa. Ele pode ser um superior direto ou alguém que tenha a carreira que me inspire. Conversar com um profissional sobre como ele superou desafios e se desenvolveu na carreira, me ajuda muito no meu próprio desenvolvimento profissional. É importante identificar que tipo de interação com um coach, líder ou parceiro/colega funciona para você e perseguir este tipo de interação. Não espere que alguém pegará na sua mão e te mostrará o caminho. 

Desenvolver habilidades técnicas também é muito importante para que você consiga dar o próximo passo. Muitas empresas oferecem cursos de treinamento presencial e on-line. Converse com seu gerente e o RH e veja como você pode conseguir estes benefícios. Caso sua empresa não ofereça os cursos que você julga necessário para seu desenvolvimento, considere investir você mesmo. O seu desenvolvimento profissional é, em primeiro lugar, sua responsabilidade. 


Outra dica da O'Donnell que eu achei interessante é estabelecer uma rotina diária de leitura sobre desenvolvimento de carreira que te ajuda a aprender e crescer constantemente além de manter o foco nos seus objetivos. Eu sempre li muito sobre carreira e eu acho que este hábito ajuda muito a estabelecer metas e a trabalhar duro para conquistá-las. 

Feito seu planejamento de carreira, Carreira e Você deseja que você encontre as condições necessárias na sua empresa e no mercado para que você consiga atingir seus objetivos. E continue acompanhando nosso blog em 2014, pois já estamos planejando muitos posts e entrevistas interessantes!

Texto by Exec







Nenhum comentário :

Postar um comentário