Processos seletivos podem desrespeitar os candidatos

Recrutadores ultrapassam o limite do bom senso e desrespeitam candidatos


Que a interação dos recrutadores, com os candidatos deixa a desejar, já sabemos e estamos até acostumados, como foi mencionado no post "A falta de transparência nos processos seletivos", e quando falo recrutadores, não falo somente do RH, mas também dos hiring managers, os gestores de diversos níveis que participam dos processos seletivos . Mas e quando esta interação deixa de ser sensata e chega a desrespeitar o candidato?

Nos EUA não é permitido colocar idade e estado civil no CV porque pode gerar discriminação, o entrevistador também não pode perguntar estas informações durante o processo seletivo e se o candidato se sentir discriminado ou desrespeitado durante o processo seletivo, ele pode processar a empresa por assédio moral. Aqui no Brasil, infelizmente não existem tais regras e os recrutadores usam sim estas e outras informações para discriminar candidatos. Os modelos de CV brasileiros incluem até RG e CPF que são usados pelas empresas para checar se o candidato tem registros de inadimplência.  

A invasão de privacidade começa no CV e se estende durante o processo seletivo. Eu já fui perguntada em entrevistas sobre a profissão dos meus pais (sinceramente eu não entendo como este tipo de informação é relevante para apurar meus conhecimentos e habilidades para desempenhar uma função) e a pergunta mais agressiva na minha opinião foi feita quando eu mencionei que tinha feito projetos voluntários na América Latina e a entrevistadora de uma empresa high-tech me questionou quem 'me bancava' em tais viagens (claro, porque as pessoas não podem usar as próprias economias para algo que não seja comprar o carro do ano).

O desrespeito aos candidatos vai além das perguntas inapropriadas. Um amigo do RJ foi participar de um processo seletivo em SP, pagando do próprio bolso e os recrutadores, por desorganização interna fizeram ele ir 2 vezes em 2 semanas sendo que ele poderia ter feito as 2 entrevistas no mesmo dia. Na segunda entrevista eles ligaram em cima da hora (ele já estava em SP) querendo cancelar, mas como ele já estava lá, conseguiram outra pessoa para entrevistá-lo e como a pessoa não estava a par do processo, a entrevista não durou mais que 30 min. A empresa nunca se desculpou pelos mal entendidos, assim como nunca deu uma resposta positiva ou negativa do processo. Outro amigo de MG foi a SP participar de um processo com a promessa de ter as despesas ressarcidas pela empresa. Demorou 4 meses para que ele conseguisse receber e ele teve que acionar diretores da empresa que o entrevistaram, já que o RH sequer respondia os e-mails. 

Recentemente eu participei de um processo seletivo para gerente de uma grande multinacional. Após falar com o RH por telefone algumas vezes eu fui pessoalmente a SP entrevistar com gerentes seniores e diretores (pagando do meu bolso, já que eu estava muito interessada na posição). Para minha surpresa, eu tive uma oferta não para a posição de gerente, mas para uma posição de analista pleno, pelo menos 2 níveis abaixo, com o salário menos da metade do que haviam proposto durante o processo e menos de um terço da minha última remuneração também como gerente de multinacional. Achei esta oferta um enorme desrespeito, já que sou uma profissional com rápido crescimento de carreira, experiências com coordenação e gerência em grandes empresas, além de ter estudado e trabalhado fora e falar vários idiomas. Sim, eu estou fora do mercado, mas isso não desvaloriza meu CV ao ponto de me oferecerem uma posição com um salário de recém-formado.

Sinceramente eu não sei o quê está acarretando esta falta de preparo dos recrutadores que gera tamanho desrespeito para com os candidatos. Pode ser porque o mercado esteja ruim e há mais oferta de candidatos que procura, ou seja, mesmo que os recrutadores tratem mal os candidatos eles ainda terão vários candidatos qualificados querendo a posição. Pode ser também porque as empresas não estão investindo suficientemente em treinamento principalmente dos profissionais de RH que fazem a maior parte da interação com o candidato. 

As empresas deveriam se preocupar mais na sua imagem perante os candidatos, já que em tempos de mercado aquecido, quem tem o poder de escolha são os candidatos qualificados e estas mesmas empresas que estão desrespeitando candidatos hoje podem ter problemas para atrair talentos amanhã. 

Recusando uma proposta de emprego

Você já se sentiu desrespeitado em um processo de recrutamento? 

E se você trabalha com recrutamento, qual a sua opinião sobre a forma como os candidatos tem sido tratados?

Texto by Exec

7 comentários :

  1. Hoje mesmo...fui numa entrevista e quando disse que meu objetivo era crescer na empresa, a recrutadora me disse que desejava que o aprovado não buscasse crescer e sim, se dedicasse totalmente à função, sem esperar muito. Não foi a primeira vez que ouvi isso, pois outras empresas aqui em Blumenau tive que ouvir tais asneiras dos recrutadores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com os comentários a respeito, pois também já fiz várias entrevistas e me senti muito desvalorizada. Acho que esse setor não deveria se chamar " recursos humanos" porque os recrutadores não nos tratam como pessoas, cidadãos, humanos, que tem valores, problemas, qualidades, defeitos, etc. Parece que eles fecham os olhos e procuram apenas uma pessoa que se adeque totalmente ao que a empresa exige, querem uma pessoa segundo o padrão que eles mesmos criam, e que muitas vezes não existe, aí surgem candidatos, que precisam trabalhar, e ficam tentando se tornar o " candidato ideal", o " candidato padrão", para assim conquistar um trabalho, mas a verdade que todos sabemos é que muitos candidatos não são aquilo que mostram ser na entrevista, e tudo isso porque somos de certa forma " forçados " a ser alguém que não somos para nos adequarmos ao padrão requerido.

    ResponderExcluir
  3. Recentemente participei de algumas entrevistas pois estou buscando uma nova colocação, e em algumas entrevistas percebi que havia mais especulação e curiosidade sobre lugares e pessoas que trabalhei do que interesse em contratar um profissional,fiquei realmente irritada em algumas situações, apenas uma entrevista que fui até agora foi profissional, com uma pessoa inteligente e interessada em minhas habilidades e não em fatos irrelevantes, outra situação decepcionante foi enviar um currículo a uma agência de empregos e me responderem por e mail que não estava apta a realizar a tarefa, a qual é simplesmente minha maior habilidade e que tenho experiência de anos, apesar de inconformada, nem respondi, isso nem merece resposta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo/as,

    Obrigado pelo comentário! Infelizmente os recrutadores tratam os candidatos muito mal. Nós do Carreira e Você já tivemos péssimas experiências e sempre ouvimos casos desagradáveis de amigos também. A legislação trabalhista do Brasil é muito negligente em relação aos processos seletivos. Nos EUA, se um candidato se sente descriminado ou assediado de alguma forma, ele pode processar a empresa, logo, as empresas têm muito mais cuidado e respeito com os candidatos durante os processos seletivos. Estado civil, idade e religião são assuntos proibidos nas entrevistas para evitar-se qualquer tipo de discriminação.

    Continuem acompanhando o Carreira e Você nas redes sociais e participando das discussões!

    Abraços,

    Carreira e Você

    ResponderExcluir
  5. Participei de um processo para uma multinacional Espanhola, para um cargo que não era minha especialidade, e deixei isto bem claro para o gerente da área, porém, mesmo sem ter a experiência na área, eu tenho uma grande vontade de me inseri nela, dai meu interesse. Enfim, continuei no processo, com o Gerente da área, gerente de RH (via skipe com Espanha), Diretor no Brasil, e mais dois diretores na Espanha (via Skipe), No que deu? Nada, ate hoje não me deram um retorno sobre o processo, porem, vi no linkedin que a mesma empresa abriu a vaga, porem, com os requisitos mandatórios (experiência na área) necessários para a posição....
    E há outras histórias....mas deixemos para outro momento.

    Abraços e sucesso!!

    ResponderExcluir
  6. por 04 vezes fui chamado para prestar seleção a uma vaga (diferentes) em uma empresa. 02 vezes fui indicado direto pelo gestor da área. Existe uma pessoa nesta empresa que trabalhou comigo e deve ter dado informações destorcidas a meu respeito pois o mesmo tinha problema comigo na empresa onde trabalhamos. como ele é gestor, a responsável pelo recursos humanos sempre que meu currículo chega até suas mãos ela o dispensa mesmo tendo sido indicado por um outro gestor. o que devo fazer

    ResponderExcluir
  7. Faço engenharia e agora estou a procura de estágio, o que mais me dá raiva é sequer receber um retorno claro sobre o porque da eliminação de um processo.
    Estava participando de um processo e tudo indicava que participaria da dinâmica, pois pediram uma foto minha que segundo o RH, serviria para colocar no currículo que seria apresentado aos gestores. No mesmo dia enviei a minha foto. Após semanas sem resposta recebo um e-mail agradecendo a minha participação. Por acaso me acharam feia? fui discriminada pela minha aparência? não tenho capacidade por causa da minha aparência? Por que pedir uma foto se não irão usá-la? Me senti inferiorizada e por mim até processava essa empresa por danos morais e discriminação! Me senti ofendida!

    ResponderExcluir