Cursos online gratuitos para seu aperfeiçoamento profissional

Estude de graça em universidades de primeira linha sem sair de casa


Você já fez suas resoluções de carreira de ano novo? Uma das minhas resoluções é desenvolver habilidades técnicas, que costumam ser mais valorizadas pelo mercado no Brasil que as comportamentais. Como eu já tenho duas pós-graduações que custaram bem caro, eu não pretendo gastar com cursos tão cedo, logo, minha alternativa seria ler livros de negócios sobre assuntos específicos. Eu já estava preparando minha lista de livros para o ano quando eu vi a reportagem na Você S/A sobre cursos e palestras online e gratuitos e resolvi mudar minha estratégia. 


A reportagem cita principalmente os cursos do coursera.org e as palestras do TED. Eu resolvi começar pelo Coursera, já que há vários cursos começando agora em janeiro. São muitas opções de cursos em diversas áreas, todos ministrados por universidades americanas de 1a linha e por universidades de alguns outros países. A grande maioria dos cursos é em inglês, somente alguns têm legenda em português. Se você está desenvolvendo seu inglês e já tem nível avançado, é uma ótima oportunidade para praticar, já que você consegue colocar legendas em inglês (veja mais sugestões para melhorar seu inglês no post com dicas para desenvolver habilidades na língua inglesa). 

Muitos dos cursos oferecem certificados oficiais caso você consiga a nota mínima exigida nos testes e atividades propostas. Para quem está buscando recolocação e quer incluir cursos no CV como sugeriu o headhunter Daniel Faria na sua entrevista, os certificados podem ser muito válidos. 

Eu comecei um curso da Stanford University com duração de 9 semanas e já concluí a primeira. O curso tem uma lista de pré-requisitos que até onde pude ver, está bem alinhada ao conteúdo. Na primeira semana foram 10 vídeos com duração média de 10 min, um quiz, ou lista de exercícios que não vale nota e pode ser refeita várias vezes e uma provinha (problem set) que vale nota. São duas semanas para fazer a provinha, e caso você faça depois disso ela só vale a metade da pontuação. Eu já fiz a prova, que é de dificuldade média (mais difícil que o quiz) e você tem duas chances para fazê-la. Quando você faz a primeira, o sistema fala quais você acertou e errou e te dá a opção de fazer novamente. Fica valendo a última nota. Eu fiz 80% da primeira tentativa e refiz para tirar 100%. No final do curso, há uma prova final englobando todo o conteúdo estudado. Se durante o curso você atingir 70% de aproveitamento, leva o certificado no final e se conseguir acima de 90%, ganha o certificado de honra. 

O curso te sugere um cronograma, mas você o gerencia da forma que preferir (desde que respeite as datas das provas para conseguir o certificado). Meu curso sugere 3 a 6 horas de dedicação semanal, mas como eu me inscrevi no curso após uma semana do início, fiz toda a primeira semana em um final de semana e foi bem tranquilo. 

Além disso, os alunos do curso podem interagir e fazer networking através de fóruns de discussão. Eu ainda não usei esta funcionalidade, mas pretendo começar a usar. Vi que há um grupo de brasileiros montando um grupo de estudos. 

Essa é minha primeira experiência com um curso online e está me surpreendendo muito positivamente. Já me inscrevi em mais 2 cursos que começam nas próximas semanas, ambos via Coursera. Existem outros portais que também oferecem cursos online, basta procurar na internet. 

Falta de tempo ou dinheiro não vão ser desculpas para você não aprender algo novo em 2014! Procure um curso online com o assunto da sua preferência e comece o ano incluindo novas habilidades no seu CV!

Se você já fez cursos online, nos conte como foi sua experiência e como o curso te ajudou profissionalmente. 

Texto by Exec

Nenhum comentário :

Postar um comentário