Vale a pena fazer um MBA no Brasil?


Até que ponto um MBA no Brasil irá fazer diferencial na sua carreira?


Início de ano, os profissionais traçam (ou pelo menos deveriam) os seus objetivos de carreira, e dentre eles, um ponto que sempre é lembrado está relacionado à continuidade dos estudos acadêmicos. Hoje, a indústria educacional abriu um leque de opções de cursos de mestrado, pós-graduação e MBAs (que são pós-graduações em áreas de administração) que fica cada vez mais difícil escolher em qual deles se matricular e até mesmo se vale a pena se matricular em algum.

Geralmente, o valor investido numa pós-graduação MBA é bem alto e se você está na faixa dos 25-40 anos, você já deve ter despesas consideráveis a serem pagas (carro, aluguel, prestação de apartamento, despesas com filhos, dentre outros). Logo, é necessário avaliar até que ponto tal investimento trará algum retorno financeiro no médio/longo prazos (caso você esteja vislumbrando somente o ganho financeiro). Dessa maneira, vale a pena fazer um curso de pós graduação no Brasil?

Até pouco tempo atrás, eu tinha a impressão que sim. Mas atualmente, eu já não sei se vale tanto a pena. Se seu objetivo é o aprendizado e crescimento profissional e pessoal, eu acredito que a grande maioria dos cursos de pós-graduação MBA pouco têm a acrescentar em termos de conhecimentos técnicos, principalmente de profissionais que já trabalham em alguma área de administração, como finanças, marketing ou gestão de projetos. Para profissionais que fizeram graduação em outras áreas como engenharia ou TI e acabaram atuando em áreas de administração ou gestão, aí sim o conteúdo passa a ser um pouco mais relevante. Entretanto, como não há processo seletivo, não há a preocupação em se nivelar os alunos, e assim, aquilo que para alguns será um conteúdo novo, para outros será somente a repetição simplificada do conteúdo da graduação. 

O grande atrativo do curso deveria ser, entretanto, a possibilidade do aluno estender e fortalecer seu networking com profissionais de diferentes indústrias, além da troca de experiências com profissionais de várias áreas e níveis hierárquicos bem como o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como gerenciamento de conflitos e liderança. Porém, 
o quê vejo acontecer é que a maioria das pessoas que se matriculam nesses cursos está mais preocupada com o título a ser recebido no final do curso do que com o aprendizado e a experiência em si. Muitas pessoas nem tinham tanto interesse em fazer uma pós-graduação MBA, mas ganharam o benefício da empresa em que trabalham e resolveram aproveitar a oportunidade. Frequentam as aulas quando possível (sem fazer muito esforço), copiam as atividades dos colegas de classe (dos poucos que ainda fazem), estudam o mínimo possível para as provas e com isso, perdem a oportunidade de contribuir para que a pós-graduação MBA se torne uma experiência significativa em sua vida pessoal e profissional, bem como na vida dos seus colegas de classe. 

De um lado, então, temos alunos preocupados com diploma e instituições preocupadas com o dinheiro a ser recebido. Funciona basicamente como uma 'venda disfarçada de diplomas'. Já presenciei situações em escolas renomadas em que os alunos são inicialmente reprovados, iniciaram uma briga com a escola, deixando claro que estavam pagando pelo curso e que por isso deveriam passar, e a escola no final cedeu, com medo de perder os alunos (ou mais especificamente, receita). 

E a questão financeira, como fica? Bem, particularmente, em cerca de 10 anos de carreira, eu ainda não vi nenhuma situação em que profissionais da área financeira tiveram ganhos significativos por terem cursado uma pós-graduação MBA no Brasil. Em outras áreas, como TI por exemplo, já vi profissionais que saem com uma noção básica de finanças serem promovidos para cargos de coordenação de projetos. É bem difícil o profissional mudar de área de atuação depois de uma pós-graduação, já que as empresas valorizam mais experiência técnica do que conhecimento acadêmico. É até possível que um profissional de vendas, após fazer um MBA em Marketing consiga fazer uma transição, mas é muito improvável que alguém de marketing consiga mudar para finanças porque fez um MBA na área. 

Se por um lado as empresas não costumam promover funcionários que fizeram uma pós-graduação MBA, cada vez mais os recrutadores querem ver uma pós-graduação no CV. Uma vez que os cursos vêm se popularizando nos últimos anos, com muita adesão de profissionais, quem não tem pós-graduação acaba levando desvantagem numa primeira leitura de CV. Mesmo se quem fez a pós-graduação não tenha tirado um bom proveito do curso e isso não afete seu desempenho profissional. Funciona como inglês, que muitas vezes é exigido como diferencial, mesmo que o candidato não tenha necessidade de usar o inglês no dia a dia do trabalho. Isso acaba favorecendo o 'mercado de diplomas', como mencionado acima.

Respondendo à questão - fazer ou não pós-graduação - meu conselho é: determine qual o seu objetivo e avalie se uma pós-graduação MBA irá ou não te ajudar a concretizá-lo. Se o seu objetivo for adquirir conhecimentos técnicos, minha sugestão é procurar cursos online gratuitos das suas áreas específicas de interesse (veja mais aqui) antes de se matricular numa pós-graduação. Caso seu objetivo seja desenvolver habilidades comportamentais, trocar experiências e aumentar sua rede de contatos, uma pós-graduação pode ser uma boa ideia.

Caso opte pela pós-graduação, invista tempo escolhendo a escola. Além de olhar sua reputação em publicações renomadas como a revista Exame, por exemplo, converse com seus amigos que já fizeram pós-graduação e peça a opinião deles sobre seus cursos. Antes de se matricular,visite as escolas, assista à aulas como aluno-ouvinte e veja qual combina mais com seu perfil (já que a escola não faz a triagem de perfil, você deve fazer) e com seus objetivos profissionais. Veja qual é o material utilizado (livros, apostilas) e como as aulas são ministradas para não ter surpresas (muitas escolas fora do eixo RJ-SP utilizam vídeo-aula com professores de suas sedes e os professores locais somente ministram as discussões). E tenha em mente que assim como a gestão da sua carreira, o proveito da sua pós-graduação depende de você! Se esforce em trocar experiências com seus colegas, mesmo que isso não seja muito estimulado no curso. E mesmo que sua empresa não te ofereça uma promoção após a conclusão da pós-graduação, utilize seus novos conhecimentos para perseguir seus objetivos e conseguir a promoção que você almeja, mesmo que seja em outro lugar.

E você, já fez alguma pós graduação? Concorda com o quê dissemos acima? Compartilhe conosco sua experiência e opinião!

By Boss e Exec.

Nenhum comentário :

Postar um comentário