O Headhunter responde

Tire suas dúvidas sobre recolocação e o mercado de trabalho em 2014


Se recolocar após um tempo fora do mercado pode ser um grande desafio.Carreira e Você entrevistou o headhunter Daniel Faria para esclarecer as principais dúvidas que surgem nestes momentos de incerteza e ainda dar dicas para que você aproveite as 'férias forçadas' para reforçar o seu CV. Daniel é um profissional com mais de 10 anos de experiência em recrutamento de executivos na prática Finanças, tendo ocupado posições de liderança em empresas como Michael Page, Marks Sattin e Valuing.

Carreira e Você: Um candidato que tem um ótimo CV e está fora do mercado realmente leva desvantagem quando comparado à um candidato que está empregado?
Daniel Faria: Este mito realmente está presente no mercado, principalmente quando este está aquecido, já que profissionais empregados podem parecer mais competentes que os desempregados.
Eu não vejo o cenário desta forma. Primeiro, porque na maioria das vezes a demissão não está ligada à competência do profissional. Em momentos de fusão, por exemplo, as empresas acabam se desfazendo de profissionais que não fazem sentido à nova estrutura e em casos de reestruturação, empresas podem demitir os profissionais mais caros que tendem a ser também os mais especializados.  
Candidatos que estão fora do mercado têm mais flexibilidade para participar dos processos seletivos, iniciar o trabalho caso sejam selecionados e negociar salário, logo, quando eu estou recrutando eu gosto de trabalhar com estes profissionais desde que seus perfis façam sentido para os clientes.

CV: Qual é o período aceitável para o candidato ficar desempregado sem que haja um grande impacto negativo no seu CV?
DF:Tudo depende da história de cada profissional contextualizadas com o momento do mercado. A média são 6 meses, tempo suficiente para o profissional tirar um breve período de descanso, fazer contatos no mercado, participar de processos seletivos e se recolocar, mas alguns fatores podem alterar esta média. Tais como situação do mercado - bom ou ruim, habilidades específicas buscadas pelas empresas ou envolvimento de profissionais em projetos pessoais que adiem sua busca por recolocação. 
Um profissional desempregado durante 6 meses é substancialmente menos questionado durante um processo seletivo que um profissional que está desempregado há 1 ano e este último tem que ter uma história que justifique o período de desemprego e convença os recrutadores.

CV: Quais as suas sugestões para candidatos que estão desempregados há mais tempo que o 'aceitável' para que seus CVs não percam seu valor?
DF: O profissional precisa gerar receita através de projetos como consultoria, aulas em faculdade, cursos de idioma. Aproveitar o período para fazer cursos que amplie suas habilidades técnicas ou uma pós-graduação também pode ser uma boa opção. Como o profissional lida com o desemprego diz muito sobre seu comportamento e perfil definindo por exemplo se ele é ativo e corre atrás ou se é mais pacato e segue o fluxo. Na minha opinião, demonstrar iniciativa é mais importante que o conhecimento técnico adquirido durante o período fora do mercado.

CV: Na sua opinião, um profissional que está fora do mercado deve aceitar propostas que não estejam alinhadas com seus objetivos de carreira e/ou cujo salário seja inferior ao seu último salário?
DF: Eu não vejo como um problema o profissional aceitar uma proposta que esteja fora dos seus objetivos de carreira, já que as pessoas precisam pagar suas contas. Em processos seletivos, o candidato precisa ressaltar que está em seu projeto atual devido às circunstâncias e que pretende retomar projetos que se encaixem em seus objetivos profissionais. 
Ao aceitar uma proposta de emprego fora das suas expectativas, o candidato deve deixar claro na empresa contratante que ele irá continuar procurando oportunidades que tenham mais a ver com seus objetivos. Conversar internamente também pode abrir portas para projetos mais interessantes dentro da própria empresa no futuro. 

CV: Quais são suas expectativas para o mercado de trabalho em 2014?
DF: A perspectiva não é pessimista, mas é duvidosa. Em minhas conversas com executivos, vejo o clima de incerteza devido à politica - ano eleitoral, e economia - taxas de juros subindo, câmbio alto, inflação com tendência à alta. Nesse clima de indecisão, há uma tendência que investimentos sejam adiados e, consequentemente, as contratações de novos profissionais.

Gostaram da nossa entrevista? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!



6 comentários :

  1. Boa noite, Carreira e você.

    Parabéns pela matéria e gostaria de ler no próximo post, assuntos como, Liderança; O valor de uma MBA, pós graduação. Dicas de boas escolae de inglês etc. Realmente, assuntos que venham a agregar valor para nós que estamos em busca de aprendizado e boas dicas como foi feita neste post.

    Muito obrigado.
    Joel Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Joel Pedro,

      Atendendo à sua sugestão, fizemos um post com dicas para aprimorar o inglês. Confira no blog! http://www.carreiraevoce.com/2014/01/voce-fala-ingles.html

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir
  2. Muito pertinente o comentário e entrevista com o senhor Daniel Faria. Aproveito o tema para ressaltar que, por exemplo, após meu retorno de trabalhos realizados fora do Brasil ( EUA, México, Venezuela, Espanha, Argentina( e devido ao fato de eu ser um especialista na área de Polímeros de Engenharia, tais com Plásticos e Poliuretanos, obviamente meus rendimento na época, em meados de 2005, eram muito superiores ao do mercado brasileiro e para não mudar meu foco, nem perder ou dispensar minha bagagem profissional de mais de 35 anos, optei por realizar trabalhos em consultorias técnica e comercial, incluindo nela os treinamentos na área com adição em Plásticos Recicláveis e Sustentabilidade, mas a consultoria, aqui no Brasil é um trabalho muito sazonal e ingrato por ser avaliado como despesa na grande maioria das vezes em contrapartida da visão de fora, como investimento, porém temos que nos alinhar com nossos sonhos e metas traçadas na decisão profissional, a não ser que pretenda-se mudar o foco, muitas vezes em 180°, não é meu caso, continuo na luta apesar de em alguns momentos ter pensado em aceitar propostas de trabalhos que pareceram-me inviáveis e consegui resistir, mas até quando?
    Cirenini
    www.capoliuretanos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cirenini Augusto,

      Obrigada pelo comentário. Infelizmente o mercado brasileiro ainda não valoriza muito experiências internacionais, como já mencionamos no post http://www.carreiraevoce.com/2013/11/vale-pena-dar-um-tempo-na-carreira-para.html. Abordaremos este assunto em futuros posts. Se inscreva no blog e nos siga nas redes sociais para você ficar a par das nossas discussões.
      Boa sorte nos seus objetivos profissionais e sucesso na sua consultoria!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir
  3. Daniel, tenho 20 anos de experiência no mercado financeiro, atuando no segmento alta renda, há 2 anos estou fora do mercado de trabalho, estou tentando uma recolocação , qual conselho você me daria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ira,

      O Daniel Faria participou de uma entrevista, mas ele não colabora diretamente com o blog.
      Nosso conselho, seria você tentar se manter atualizada profissionalmente, seja através de cursos ou projetos até mesmo voluntários nos quais você possa usar suas habilidades técnicas. O mais importante é não desanimar e manter-se conectada à sua rede de contatos (veja o post http://www.carreiraevoce.com/2013/11/superando-o-desemprego.html). Em momentos difíceis é natural que nos afastemos das pessoas, mas para conseguir se recolocar, você precisa se manter conectada ao mercado e ainda tentar expandir sua rede. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para netowrking, confira nossos posts com dicas para aumentar sua conectividade.
      Se cadastre no blog e nos acompanhe pelas redes sociais para você ficar a par das nossas discussões.
      Boa sorte na sua recolocação profissional, que 2014 seja um ótimo ano!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir