Como tirar proveito das situações de mudança no ambiente profissional

Saber lidar com mudanças é essencial nos dias atuais


Mudar rotinas e hábitos é algo que constantemente fazemos, seja na vida profissional ou na vida pessoal. Mudanças ocorrem independentemente da nossa vontade e precisamos saber como lidar com essas situações para "tirarmos de letra" as novas situações para as quais estaremos expostos.

No mundo atual, as mudanças ocorrem a todo momento no ambiente corporativo. A baixa expectativa de crescimento econômico para os próximos anos, mesmo nos países emergentes (os BRICs) faz com que as empresas redefinam suas estratégias e prioridades. Com isso, atividades de racionalização de processos e reestruturação de operações tornam-se trending topics, ou assuntos do momento, em qualquer reunião ou conversa de corredor das empresas.  
Mas o maior desafio das empresas não é operacional e sim cultural, uma vez que precisam fazer com que não haja resistência por parte dos profissionais envolvidos. Sem o engajamento dos profissionais, as mudanças desejadas terão resultados bem diferentes (sempre para pior) daqueles que são esperados.

É inerente ao ser humano ter aversão à mudança. Sair da sua zona de conforto e das suas atividades rotineiras é encarado por muitos profissionais como sendo um verdadeiro filme de terror. E não seria diferente no ambiente corporativo, uma vez que tais mudanças podem representar até mesmo a perda do emprego pelo profissional (em casos mais extremos). O quê fazer então para que esse processo não seja doloroso, nem para a empresa, nem para o profissional?

Para que uma mudança seja bem sucedida, é muito importante, em primeiro lugar, que empresa e empregado estejam alinhados em relação ao que irá mudar. As empresas devem deixar bem claro todas as mudanças que irão ocorrer, a razão pela qual elas estão ocorrendo e o que se é esperado de cada profissional frente às mesmas. Comunicação é a palavra chave nesse processo e evitará a famosa "rádio peão" e os "telefones sem fio" que ocorrem no ambiente corporativo. A partir do momento em que os profissionais tomam ciência do seu papel em relação às mudanças que irão ocorrer, o medo inicial da mudança tende a ser menor. 

Empregados também tem sua cota de participação nesse processo. Você deve se mostrar flexível e interessado em escutar e entender os motivos das mudanças e questionar os benefícios que as mesmas irão trazer. Você não deve ter medo de perguntar ao seu gestor o porquê tais alterações estão ocorrendo, o quê não vem dando certo na maneira como as atividades são realizadas e o que se é esperado de você nesse período de transição, mesmo nas empresas em que não há essa comunicação direta com os gestores.

Além disso, tente evitar enxergar e apresentar somente os pontos fracos que uma mudança irá trazer para você, afinal, o mundo não gira em torno de você. Lembre-se que no seu ponto de vista, a mudança poderá ser um ponto negativo, mas para a organização como um todo, a mesma terá um resultado benéfico. Adicionalmente, antes de pontuar todos os problemas, pense nas soluções que tais mudanças irão trazer, mesmo que você não saiba como operacionalizá-las. Pró-atividade sempre conta pontos positivos frente aos gestores.

Demonstrar engajamento em períodos de transição demonstrará para a organização aqueles profissionais com que a mesma pode contar e aqueles que estão lá para simplesmente "cumprir tabela". Depende basicamente de você fazer com que uma situação de mudança se torne favorável na sua carreira.


E você, nosso leitor, já vivenciou alguma mudança no ambiente profissional? Como seus colegas enxergaram tais mudanças? Como ocorreu esse processo de transição? Compartilhe conosco sua opinião e experiência!

By Boss.

Um comentário :

  1. Incrivelmente estou passando por uma mudança digamos que radical na empresa, não sei se eu tenho uma visão visionária ou se sou louca; Colegas de trabalho estão desesperados e aborrecidos, mas eu estou tranquila porque sempre acredite que mudanças coerentes são necessárias!! Claro o frio na barriga é real

    ResponderExcluir