Declinando a segunda proposta de emprego

Aceitar ou não aceitar? Eis a questão


No meu último post, escrevi sobre duas propostas de emprego, e expliquei os motivos pelos quais acabei recusando a primeira. Poucos dias depois, recebi a segunda proposta de emprego e declinei-a também.


Recebi uma ligação de um headhunter, que me ofereceu uma vaga de nível de supervisão em Indústria. Segundo palavras do próprio headhunter, “era uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se não fosse a melhor”. Apesar da empresa estar localizada em outra cidade, expus minha pretensão salarial e deixei claro que mudança de cidade não seria problema, principalmente para se trabalhar “numa das maiores e melhores empresas do Brasil”. O headhunter disse que minha pretensão salarial estava dentro do range salarial oferecido pela empresa e então a primeira entrevista foi prontamente agendada.


Primeiramente, entrevistei com um gerente da área. Nem durante essa entrevista fui informado para qual empresa eu estava entrevistando. O entrevistador focou bastante na minha decisão de sair do meu último emprego – fez questão de opinar que não tinha sido uma boa decisão (como se eu tivesse perguntado a opinião dele). Além disso, me passou diversos cenários, na teoria fictícios  e pediu para eu dar minha opinião sobre como resolver tais conflitos e problemas expostos em cada um dos cenários. Ao final, tive a sensação de que apesar de um pouco tensa no momento inicial, a entrevista havia transcorrido bem. 


No dia seguinte, recebi uma ligação do RH da empresa (da qual eu continuava sem saber qual era) para agendar uma entrevista com o CFO. Nem o nome do mesmo me foi divulgado, para não correr o risco de se acabar com a privacidade da empresa (e eu sinceramente não consegui entender o porquê até hoje). A entrevista com o CFO foi por skype meeting e, para minha surpresa, o mesmo estava com o crachá exposto e só então descobri para qual empresa estava entrevistando. O CFO me fez várias perguntas sobre a o negócio da empresa e eu não pude responder, já que, como eu não tinha ideia de qual empresa seria, não tive como estudar antecipadamente para a entrevista. Fiz questão de frisar para ele que eu não tinha conhecimento da empresa pois durante todo o processo seletivo eu não havia sido informado. E para minha surpresa, o CFO não sabia dessa informação.

Nessa entrevista com o CFO, já decidi que caso passasse nesse processo seletivo, iria optar por declinar. Primeiro, minha grande decepção: apesar da empresa estar em um bom momento, ela está longe de ser uma das maiores e melhores empresas para se trabalhar. Além disso, meus valores não eram muito alinhados aos valores da empresa, o que num futuro próximo iria gerar insatisfação de ambos os lados. Adicionalmente, todos os cenários de problemas e conflitos que me foram expostos na primeira entrevista não eram fictícios e sim, reais. Eu gosto de desafios, mas a contratação de um só profissional, no caso para o cargo que eu estava concorrendo, claramente não resolveria os problemas expostos. E além disso, o CFO deixou bem claro que a expectativa deles era grande em cima desse profissional, já que eles não dispunham de recursos para fazer novas contratações ou melhorar o nível do staff atual. Ciente desse cenário, eu já sabia que atingir ou superar as expectativas desse CFO não seria possível e poderia, muito certamente, trazer algum tipo de prejuízo para minha carreira.

E para finalizar, recebi a proposta financeira. Para minha surpresa, a proposta foi bem abaixo da pretensão salarial para a qual expus ao headhunter. Considerando custos de moradia e eventuais viagens à minha terra natal, meu salário seria inferior ao do meu último emprego. Apesar do meu poder de barganha ser menor, já que não estava empregado naquela época, não fazia sentido aceitar uma situação como essa, ainda mais com todos os problemas já citados. E com tudo isso bem analisado, já estava bem certo que mais uma vez minha decisão seria não aceitar essa proposta de trabalho.

E com isso, eu ia tendo certeza de que conseguir um trabalho cativante e motivador era bem mais complicado do que eu imaginava.

E você, já declinou alguma proposta de trabalho? Mesmo estando desempregado, tomaria um decisão similar à minha? Compartilhe sua opinião e experiência conosco!

By Boss

Um comentário :