Cancelando o LinkedIn Premium

O quê acontece quando você cancela o LinkedIn Premium?


Eu usei o LinkedIn Premium por quase um ano e gostava muito dos adicionais que ele oferece. Porém houve uma mudança na cobrança da assinatura, que era em real e passou a ser em dólar. Além do valor ter aumentado substancialmente, já que uma compra em dólar depende do valor do câmbio do dia de vencimento do cartão de crédito, o montante é acrescido da cobrança do IOF, imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro de 6,38% que incide sobre compras no exterior. Na minha opinião, um valor que já era salgado, tornou-se abusivo já que não concordo em pagar IOF para um serviço prestado no Brasil.
Eu achei que teria problemas em me adaptar ao LinkedIn básico depois de tanto tempo utilizando o Premium, mas tirando os Inmails (mensagens que podem ser enviadas para pessoas fora da sua rede de contatos) que eu usava muito, não senti tanta diferença. 

E por falar em Inmails, eu recebi alguns e-mails reportando créditos de Inmails depois que eu cancelei minha conta, já que o LinkedIn garante que o Inmail será respondido em no máximo uma semana, porém os créditos não apareciam no meu profile. Como eu já havia pago por estes Inmails eu achei injusto perdê-los só porque cancelei a conta e mandei um e-mail para o LinkedIn (existe um canal de comunicação direta dentro do Help Center). Para a minha surpresa, eles responderam prontamente me informando que eu perco o direito sobre os Inmails ao cancelar minha conta, mas que eles me dariam como cortesia os meus créditos já computados. Não sei se eles dão estas cortesias para todos que reclamam, mas vale a pena tentar. 

Você passa a ver somente as 5 últimas pessoas que viram seu profile, mas se você, como eu, visita seu LinkedIn diariamente, provavelmente não sentirá tanto impacto nessa função.

Muitos gráficos com análises de que tipo de pessoas visitavam seu perfil (divididos por indústria, geografia, assim como palavras chaves que levam ao seu perfil) desaparecem, mas eu percebi que não prestava muitas atenção neles. 

Outra coisa que realmente fazia diferença para mim é poder ver o perfil dos contatos de 3o grau. Muitas das pessoas que eu contactava estavam fora da minha rede de contatos e agora só consigo visualizar o primeiro nome e os highlights do perfil. Você pode tentar se conectar à estas pessoas, mas elas também não conseguirão ver o seu perfil se não forem Premium, portanto o convite para conexão deve explicar bem suas intenções no contato. 


As propagandas para assinar o LinkedIn Premium são excessivas e até um pouco irritantes. Não sei se todos os usuários recebem este montante de propagandas ou somente os que já usaram o LinkedIn Premium. Provavelmente me acostumarei com o tempo.

O LinkedIn Premium, tem sim, funcionalidade muito interessantes, mas mesmo se você estiver procurando oportunidades ativamente, é possível potencializar suas chances utilizando o básico. No lugar de enviar Inmails, você terá que tentar se conectar à pessoa para depois enviar uma mensagem ou descobrir seu e-mail profissional (as empresas utilizam e-mails padrão, se você souber o nome completo da pessoa não é tão difícil descobrir o e-mail corporativo). E já que seu perfil não será mais priorizado nas buscas e envios de CVs para oportunidades no LinkedIn, contactar pessoas da empresa em que você está interessado torna-se crucial. 

Você já utilizou o LinkedIn Premium? Tem alguma dica de como potencializar o uso do LinkedIn básico? Compartilhe conosco sua experiência!

Texto by Exec




Nenhum comentário :

Postar um comentário