A falta de transparência dos processos seletivos.

Processos seletivos confusos e candidatos perdidos


Processos seletivos com fases e deadlines definidos e respostas positivas ou negativas acompanhada de feedback após cada fase. Este é o sonho de todo candidato bem preparado. Mas infelizmente este sonho está muito distante da realidade do mercado brasileiro. 

A reportagem Processos seletivos para emprego ficam mais longos da Folha de São Paulo de 03 de novembro de 2013 fala que os processos estão ficando mais longos porque as empresas estão mais exigentes já que o custo de uma má contratação é muito alto.
Por outro lado os candidatos tem pouca ou nenhuma visão da duração do processo ou das fases do processo. É normal um processo durar meses e os candidatos têm pouco ou nenhum suporte do RH da empresa sobre os resultados das etapas e próximos passos.

Concordo com a reportagem no que diz respeito à falta de respeito das empresas para com os candidatos. É compreensível que as empresas estejam entrevistando muitas pessoas, uma vez que elas querem minimizar os riscos da contratação porém, acho não seria tanto trabalho enviar um e-mail padrão dizendo que o candidato não prosseguirá no processo. 

Eu estou buscando recolocação há mais de 6 meses e até agora dos vários processos que eu participei, somente em um eu tive uma visão clara de quais seriam as fases, quanto tempo o recrutador demoraria para responder após cada entrevista e o recrutador realmente cumpriu os prazos. Na maioria dos processos eu não tenho nenhum retorno, nem positivo, nem negativo e ressalto que algumas vezes eu viajei para fazer entrevistas e custeei 100% das despesas. 


Um processo foi realmente marcante. Era uma posição que tinha tudo a ver com meu perfil e experiência em uma empresa que eu tenho muito interesse. Fiz uma entrevista por telefone com a gerente de RH que enfatizou que meu perfil estava totalmente alinhado com a posição e que me ligaria no mesmo dia para agendar as próximas entrevistas (desta vez ela me passou as fases e deadlines no processo) além de ter se colocado inteiramente à disposição para contatos. Não tive mais notícias dela naquela semana. Enviei um e-mail na semana seguinte e outro na próxima perguntando sobre o processo (não envie mais que um e-mail por semana se não receber resposta). Após passar o deadline final do processo, eu enviei um e-mail solicitando um feedback e após alguns dias ela me disse que não tinha feedback negativo para me dar já que minha entrevista tinha sido ótima. Somente optaram por um candidato interno.

Se algum profissional de RH estiver lendo este post, eu gostaria muito de saber qual é o problema em dar respostas negativas aos candidatos. Quando eu sinto que estou indo bem no processo de uma empresa pela qual eu tenho muito interesse, eu acabo me focando em estudar mais sobre esta empresa para próximas entrevistas ao invés de contactar outras. Eu gostaria de saber uma resposta negativa o quanto antes para que eu possa concentrar minhas energias em outros processos e acredito que muitos candidatos concordam comigo. 

Após vários processos sem resposta eu agora peço feedback dos processos (após várias semanas sem receber retornos ou respostas de tentativas de contatos) e tenho conseguido respostas. Até agora todos os que me responderam disseram que optaram por candidatos internos, reforçando minha teoria do post o poder do networking que a maioria das vagas anunciadas já têm dono. 

E você, já ficou perdido em algum processo seletivo? Compartilhe sua experiência conosco!

Texto by Exec

Nenhum comentário :

Postar um comentário