Você fala inglês?

Dicas para desenvolver suas habilidades na língua inglesa



Nos últimos anos, o mundo voltou seus olhos para o Brasil, de uma maneira que acredito nunca ter acontecido anteriormente. Com a crise financeira mundial de 2008, a esperança dos investidores era que os países emergentes fossem a válvula de escape para todo o caos vivido pelos países europeus e EUA. Como resultado, o Brasil passou a receber milhares de profissionais estrangeiros. Além disso, os eventos mundiais como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 também contribuem fortemente para o ingresso de estrangeiros no país.


De uma hora para outra, escutar pessoas conversando em inglês pelas ruas se tornou bastante comum. As empresas também cada vez mais requisitam profissionais com fluência na língua inglesa, mas ao contrário do que acontecia no passado, quando ter inglês somente era um diferencial no CV, hoje é uma habilidade mandatória. Mas o quê fazer se você não tem fluência na língua inglesa?

Até eu ingressar na faculdade, meu conhecimento de inglês era péssimo. Basicamente, havia estudado inglês no colégio que frequentei no ensino fundamental, onde tive uma boa base gramatical, mas pouquíssima fluência na conversação e na escuta. Cursei o ensino médio em escola pública onde não tive oportunidade de evoluir meu aprendizado na língua inglesa.

Logo após ingressar na faculdade, iniciei um curso de inglês ministrado pela escola de Letras. O curso era bem focado, com 4,5 horas de aula semanais e com bastante demanda de exercícios, principalmente de listening (escuta) e speaking (conversação) e pouca ênfase em gramática. O objetivo do curso era fazer com que os alunos se comunicassem em inglês. 

No total, fiz o curso por 6 semestres. No 5o semestre fui para os EUA durante as férias da faculdade para fazer um programa de work experience ou experiência de trabalho, no qual eu trabalhava como garçom. Assim que cheguei lá, tive muita dificuldade para me comunicar. Eu achava que meu inglês era ótimo, mas tão logo o avião aterrisou nos EUA, percebi que a situação era bem diferente. Trabalhando como garçom, tive que me virar para comunicar com os clientes, principalmente para explicar os cardápios do restaurante. Os primeiros dias foram bem complicados, mas após uns 2 meses, meu inglês tinha melhorado exponencialmente. 

Voltei para o Brasil após 6 meses, fiz mais um semestre de curso de inglês, mas percebi que meu conhecimento de inglês havia avançado tanto nos EUA que o curso já não agregava mais tanto valor e optei por sair. Posteriormente, voltei aos EUA e fiz um curso de inglês para negócios, de 4 semanas. Foi ótimo para aprimorar e desenferrujar meu conhecimento na língua inglesa, bem como para fazer novos amigos de diferentes nacionalidades. 

Meus conselhos para quem quer e ou precisa aprender inglês (principalmente em curto prazo, são):

- Faça aulas com um professor particular, preferencialmente um professor estrangeiro. As escolas de inglês demoram muito tempo para ensinar o básico. Um curso completo de inglês em escolas tradicionais pode demorar até 8 anos!! E acredito que você não tenha esse tempo disponível.

- Tente fazer pelo menos 4 horas de aulas por semana. Até nisso, escolas tradicionais perdem, já que os cursos oferecidos, em sua grande maioria, são de somente 2 horas/semana.

- Além das aulas, mude seus hábitos. Deixe de assistir filmes, seriados e programas dublados. Comece a assisti-los na língua original (com legenda em português no início). Aos poucos, você irá se familiarizar com a pronúncia e entender algumas palavras.

- Dedique tempo para estudos fora do horário da aula. Que tal escutar as músicas dos seus cantores favoritos com uma cópia da letra? Tente assistir filmes, seriados e programas com legenda em inglês. Comece a ler sites, livros e ou reportagens em inglês. Criando familiaridade com a língua, ficará muito mais fácil acelerar o seu aprendizado. 

- Faça um intercâmbio. Após consolidar uma base da língua inglesa, vá ao exterior e estude inglês com professores locais. A vivência em outro país ajuda muito no desenvolvimento de outra língua, bem como é uma ótima experiência pessoal. Sim, talvez você não possa ficar 6 meses no exterior. Mas você pode aproveitar seu mês de férias e ao invés de ir para as praias do Nordeste, você poderá ir estudar lá fora. Se você colocar na ponta do lápis, fica mais barato estudar por lá do que aqui (considerando a quantidade de horas/aula que você estudará em 1 mês).

Aprender uma nova língua é abrir novos horizontes de conhecimento. Eu recomendo mesmo para as pessoas que ainda não precisam da língua inglesa no ambiente de trabalho. Aproveite que 2014 está no início e faça desse projeto sua primeira resolução de ano novo!

Como sua carreira evoluiu em 2013?

By Boss.






2 comentários :

  1. Respostas
    1. Yasmim,

      Obrigado pelo comentário! Continuem acompanhando o Carreira e Você nas redes sociais e participando das discussões!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir