Vale a pena dar um tempo na carreira para ir estudar fora?

O mercado valoriza quem estuda fora?


As pessoas me perguntam o tempo todo se vale a pena fazer pós-graduação fora. Minha resposta é sempre "Claro, foram os 2 melhores anos da minha vida." A experiência em si é mesmo fantástica e eu recomendo, mas antes de arrumar as malas você tem que pensar se o mesmo esta alinhado às suas expectativas de carreira e quais os objetivos você pretende atingir com o curso. Além do investimento que será necessário para o curso (que geralmente é alto caso você não consiga uma bolsa integral que cubra a anuidade da universidade e suas despesas pessoais) e como você espera recuperá-lo (mudança de emprego, promoção, maior empregabilidade). 

A minha percepção é que uma pós-graduação internacional chama a atenção dos recrutadores, mas não garante sua vaga. No geral as empresas até querem um profissional com experiência internacional, mas não estão dispostos a pagar o quanto eles valem. 

A reportagem da Você S/A deste mês Vá para a China, mas não espere ser disputado na volta ilustra a realidade não só de quem vai estudar na China, mas em outros países. Por mais diferenciada que seja sua experiência, e conhecimento de idiomas, o mercado não irá te receber de braços abertos. Cabe a você procurar as empresas que valorizem os profissionais com experiência internacional. Algumas multinacionais e empresas nacionais com forte crescimento vão até as melhores universidades recrutá-los. 

É muito importante você pesquisar muito bem as universidades e os cursos de pós-graduação antes de tomar sua decisão. Procure os rankings das universidades para a área de seu interesse e foque em universidades bem classificadas (preferencialmente entre as 10, 20 primeiras). Além de os cursos serem melhores nestas universidades, grandes empresas vão até estas universidades para recrutamento e você ainda terá acesso a uma rede de ex-alunos, em geral bem sucedidos, que provavelmente trabalham em muitas das empresas para as quais você gostaria de trabalhar. 

Dentre meus conhecidos que estudaram fora, não conheço ninguém que tenha se arrependido ou que considerem que poderiam ter feito um curso similar no Brasil. Alguns já voltaram empregados e outros demoraram algum tempo para se recolocar depois que voltaram, mas independentemente de ter encontrado o emprego dos sonhos logo após o curso ou não, eu acredito que os profissionais desenvolvem habilidades e adquirem conhecimentos que ajudam a acelerar o desenvolvimento da sua carreira.   


Eu voltei empregada da minha pós-graduação, mas algum tempo depois eu decidi buscar uma oportunidade que seja mais alinhada ao meu perfil e objetivos de carreira e eu estou tendo mais dificuldades do quê eu imaginava pelos motivos citados acima. Mesmo assim, continuo achando que minha pós-graduação foi um ótimo investimento e tenho certeza que os conhecimentos e experiências que eu tive me ajudarão a conquistar meus objetivos de carreira.

Você já estudou ou pensa em estudar fora? Compartilhe sua experiência conosco!

Texto by Exec


3 comentários :

  1. concordo com tudo que vc disso. Realmente vale muito a pena ter uma experiencia no extrior e se for profissional, melhor ainda. Eu tive a oportunidade de trabalhar por uma multinacional fora do país por mais de 5 anos e depois decidi dedicar um tempo fazendo ingles nos USA. Em todos os momentos foram decisões muito bem planejadas e pensadas, e nao me arrependo mesmo. Faria tudo de novo!!! Dedicar um tempo ao ingles foi um investimento muito mais a experiencia de vida, que tb agrega muito valor tanto a vida quanto ao curriculo. Mas o mercado brasileiro ainda está em processo de amadurecimento. As empresar ainda tem muito que apresender para valorizar isso. Sao muito conservadores e preocupados com sua capacidade tecnica em certos assuntos, muito mais que em procurar verdadeiros lideres para gerir uma equipe. Enfim, acabei me recolocando no mercado na mesma multinacional e valeu a espera e tempo investido. Super bjs e Parabens pelo Blog. TOP!!! Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla,

      Obrigada pela sua contribuição! É uma pena que o mercado valorize tão pouco profissionais com experiência internacional. Acho que cabe a nós, mostrarmos quais habilidades trazemos de volta na mala e trabalharmos juntos para mostrar ao mercado nosso valor. Continue acompanhando o blog e contribuindo com nossas discussões!
      Boa sorte nos seus objetivos de carreira para 2014!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir
  2. ’ choice will now seem, where want to} follow the on-screen directions, both clicking ‘Add’ or dragging and dropping 솔카지노 the icon to personal home} display.

    ResponderExcluir