Como fazer uma mudança de carreira?

Dicas para quem quer mudar de carreira


Você levava uma vida sossegada até que, no auge da sua adolescência, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, você se vê obrigado a tomar uma decisão que irá ter consequência para boa parte do seu futuro: escolher uma profissão. 

Tal escolha nem de longe é uma tarefa simples. Para alguns, talvez, seja mais fácil, já que seguirão a profissão que escolheram na infância ou a profissão dos pais. Mas para outros - eu diria a grande maioria - tomar essa decisão está cada vez mais complicado, dado o número de opções de profissões e cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes e outras tantas possibilidades, até mesmo empreendedorismo, à frente.

Ainda assim, você toma uma decisão. Ingressa numa faculdade, se forma, arruma um emprego, se insere mais efetivamente no mercado, mas, com o passar dos anos, observa que aquele não era exatamente o caminho que você queria seguir. E agora, o quê fazer?

Muitas pessoas, na ânsia em fazer alguma mudança, acabam trocando de emprego - uma ou várias vezes - pois acreditam que o motivo da insatisfação é a organização para a qual trabalham. Mas após sucessivas mudanças, tais pessoas percebem que o problema não é a empresa para qual trabalham e sim a profissão que escolheram. A partir de então, o problema, que antes seria de relativa fácil solução, se torna mais complicado, já que trocar de emprego é muito mais fácil do que mudar de carreira.

Fazer uma mudança de carreira é uma missão desafiadora. Sair da zona de conforto, dar uma virada de 180 graus na sua vida e na sua rotina e muitas vezes, abrir mão da remuneração garantida, exige bastante foco e planejamento. Principalmente no Brasil, onde esses movimentos não são tão comuns e a grande maioria das empresas não aposta no potencial de desenvolvimento dos profissionais em prol da busca imediata por resultados.

Algumas dicas para quem já decidiu a fazer uma mudança de carreira:


  • Pense no que você gosta de fazer - Você está abrindo mão de uma profissão que você já conhece para se arriscar em um novo ramo. Para não correr o risco de ficar insatisfeito com a nova profissão, estude bastante, converse com profissionais das áreas em que você tem interesse e decida se essa é realmente a carreira que você quer a partir de agora. Se não for, tenho certeza de que você irá encontrar outra que melhor lhe agrade. Lembre-se: corra atrás daquilo que você quer e não interrompa sua vontade por projetos que não estejam alinhados à sua vontade. Senão você corre o risco de ficar insatisfeito novamente.
  • Planeje suas finanças: não peça demissão logo após você descobrir que não quer mais exercer tal profissão. Elabore um fluxo de caixa mensal com suas receitas, despesas e dívidas a longo prazo e veja quanto você precisa economizar antes de sair do seu trabalho para não ficar no vermelho. Analise quais despesas poderiam ser cortadas caso você precise ficar um tempo sem trabalhar para se dedicar aos novos projetos e calcule quanto tempo você pode ficar fora do mercado sem comprometer sua saúde financeira. 
  • Faça cursos ou pós-graduação na nova área escolhida: o mercado Brasileiro valoriza muito habilidades técnicas, logo, se você ainda não possui os skills necessários para ingressar na sua nova carreira, cursos profissionalizantes ou pós-graduações podem ser boas oportunidades para adquirir tais habilidades, além de aumentarem sua rede de contatos com profissionais da área em que você pretende atuar. Veja nossos posts sobre MBA no Brasil e cursos online e pesquise muito para decidir qual a melhor opção para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. 
  • Considere projetos temporários:  se você não pode se dar ao luxo de ficar sem trabalhar até completar sua transição de carreira, tente conseguir um emprego temporário mesmo que não seja muito alinhado às suas expectativas futuras. Talvez você até receba menos que no seu último emprego, mas, com mais tempo sobrando, você poderá se dedicar a novas atividades necessárias para completar a sua transição sem abrir mão de ganhos financeiros.
  • Defina como você irá ganhar dinheiro com sua nova profissão: muitas vezes, fazer o quê se gosta não é facilmente conversível em receita. Estude alternativas para que você consiga sobreviver financeiramente fazendo aquilo que você gosta. 
  • Mexa-se: mudanças como esta requerem pró-atividade. Não é ficando na frente da TV que as coisas irão acontecer. Então mexa-se: estude, se aperfeiçoe, restabeleça contatos antigos e construa novos contatos na sua área de interesse.

  • Conheço algumas pessoas que mudaram radicalmente de carreira. Um amigo largou a profissão de enfermagem aos 30 anos e iniciou a faculdade de medicina, seu sonho de infância, que irá ocupá-lo por pelo menos mais 8 anos no ramo acadêmico. Outra amiga, deixou a profissão de professora e se tornou cabeleireira. Hoje ela tem seu próprio salão de beleza, que lhe garante uma boa renda mensal e flexibilidade de horário de trabalho, além de ser sua própria chefe. Mas como vimos na entrevista com um profissional que trocou o direito pela estratégia empresarial, mudanças não são simples nem rápidas. Tenha paciência e não perca o foco nos seus objetivos!

    E você, já mudou de carreira ou gostaria de mudar? Compartilhe conosco sua experiência!

    By Boss




    Nenhum comentário :

    Postar um comentário