Como funciona o processo seletivo para MBA no exterior

O passo a passo do processo de admissão para MBA full-time internacional


MBA, ou Masters of Business Administration é um mestrado profissional em administração que foi criado nos EUA no século 19 para suprir a necessidade da indústria em abordagens mais científicas de gestão. Um MBA tradicional full-time, exige dedicação exclusiva do profissional durante 2 anos com um período de férias que varia de 3 a 4 meses entre o primeiro e o 2o ano, período que os estudantes utilizam para estagiar em empresas, o summer internship. Algumas universidades, principalmente na Europa, estão oferecendo o MBA full-time de 1 ano, sem o summer internship para que o profissional não fique tanto tempo fora do mercado. O curso engloba matérias de todas as áreas de administração como marketing, finanças, contabilidade, economia, operações, liderança, estratégia, além de matérias eletivas que permitem o aluno se aprofundar em áreas do seu interesse.
As aulas são ministradas em inglês, mesmo em países cuja língua nativa não é o inglês, assim as escolas atraem estudantes internacionais de todas as partes do mundo, já que um dos objetivos do curso é a interação com profissionais de diferentes culturas e backgrounds

Como você pode perceber, o MBA tradicional é bem diferente da pós-graduação lato sensu comumente denominada MBA no Brasil (veja o post sobre MBAs no Brasil). A única universidade que oferece o MBA, que é um mestrado stricto sensu, no modelo international é a UFRJ-COPPEAD. 

O candidato ideal para um MBA internacional deve falar inglês fluente (veja post) e ter um ótimo histórico acadêmico, além de ter uma boa experiência profissional (em média 5 anos) onde ele tenha apresentado rápido crescimento e perfil de liderança e boas notas nos testes, principalmente o GMAT. Quanto mais bem posicionada a universidade nos rankings internacionais, em geral, mais competitivo o processo seletivo. Harvard, Stanford, INSEAD, MIT estão entre as escolas de negócio mais concorridas. 

O passo a passo do processo seletivo para um MBA internacional:
  • GMAT* ou Graduate Management Admissions Test: costuma ser a pedra no sapato dos candidatos a MBA. A prova em inglês, feita pela internet num centro autorizado (disponíveis nas capitais brasileiras), tem duração de 4 horas e engloba questões quantitativas e verbais que devem ser resolvidas num pequeno espaço de tempo. A parte quantitativa tem problemas de matemática de 2o grau e suficiência de dados e não costuma ser um grande problema para quem fez faculdade na área de exatas. Já a parte verbal com questões de raciocínio crítico, interpretação de texto e correção de frases costuma ser um desafio até para nativos da língua inglesa. As universidades dizem que não há uma nota mínima de GMAT, já que avaliam o application como um todo, mas costumam divulgar as médias das notas dos alunos selecionados. Para ter melhores chances nas top business schools é recomendado tirar mais de 700.
  • TOEFL ou IELTS: é utilizado para medir a proficiência em inglês dos candidatos internacionais. Comparado ao GMAT, o TOEFL é bem fácil, razão pela qual aconselha-se dedicar-se ao GMAT primeiro e só depois pensar no TOEFL. A versão mais comum do TOEFL, internet-based - IBT, é aplicada em escolas de inglês autorizadas e é uma prova integrada e interativa que engloba as habilidades de reading, listening, writing e speaking. A prova é feita inteiramente pelo computador e o candidato utiliza um fone com microfone para questões de listening e speaking. Algumas escolas exigem nota mínima para TOEFL. Em geral o candidato precisa tirar mais de 100 no TOEFL IBT.
  • Essays: concluídos os testes é hora de escolher as escolas para as quais você pretende aplicar e escrever os essays. O candidato geralmente já tem em mente algumas business schools antes de iniciar o processo, mas a nota do GMAT é fundamental para determinar as escolas em que o candidato tem mais chances de ser aprovado. O número, tamanho e conteúdo dos essays varia de escola para escola. Em geral existem perguntas sobre realizações e desafios profissionais, experiências de liderança, objetivos de carreira pós-MBA e como o MBA da escola X o ajudará a atingi-los. O principal objetivo dos essays, além de conhecer o perfil do candidato e saber se o mesmo está preparado para o MBA, é determinar se o candidato tem fit com a escola. Logo, antes de escrever os essays o candidato deve pesquisar muito sobre a escola. Além disso, o candidato não deve usar essays semelhantes para escolas diferentes, mesmo que as perguntas sejam parecidas.
  • Currículo: o CV para processos de admissão é um diferente do utilizado no Brasil para buscar oportunidades profissionais. Em apenas 1 página, o foco é listar seus principais feitos profissionais, preferencialmente com resultados quantitativos, e acadêmicos e não apenas listar atividades. Além disso, atividades extracurriculares têm um peso maior, já que são muito valorizadas lá fora. 
  • Histórico Acadêmico: a maioria das escolas aceita uma cópia dos históricos, ou transcripts, e diplomas devidamente traduzidos no processo de admissão, outras exigem que já seja enviado os documentos oficiais, traduzidos por um tradutor juramentado, por correiro.Os tradutores juramentados exigem algum tempo para fazer a primeira tradução e menos tempo depois para as cópias. Quanto maior a urgência, maior o custo, logo, os candidatos devem se planejar e providenciar a documentação com antecedência. 
  • Cartas de Recomendação: em geral são 2 ou 3 cartas de recomendação de alguém que te conheça bem em ambiente profissional ou acadêmico sendo que uma das cartas deve ser do supervisor direto. Algumas escolas já fornecem um formulário para a carta de recomendação com questões que devem ser preenchidas. Além de solicitar as cartas com antecedência, você deve ter um certo cuidado ao falar do assunto com seu atual empregador, que pode não ficar feliz em saber que você pretende deixar a empresa num futuro próximo. 
  • Entrevista: ser convidado para uma entrevista é um ótimo sinal, mas não é garantia de aprovação. A entrevista presencial pode ser feita na escola ou pode ser feita no Brasil (em geral em São Paulo) por ex-alunos da business school. O processo de entrevista e seu peso varia de escola para escola. Algumas escolas não provém dados do application do candidato para o entrevistador, outras sim. No primeiro caso, o objetivo maior da entrevista é verificar se o perfil do candidato combina com a cultura da escola, já no segundo, pode ser checado o quê o candidato já apresentou na primeira fase de submissões de testes, essays e documentos. Algumas escolas, como a University of Michigan, estão incluindo atividades em grupo na fase de entrevista para avaliar a performance do candidato trabalhando em equipe, o quê faz sentido, já que a maior parte do MBA é composto de projetos em grupo. 
O processo de admissão exige muito do candidato, que em geral trabalha em tempo integral e tem que estudar para as provas, escrever os essays e preparar os documentos necessários nas horas vagas. O processo também exige um grande investimento financeiro, já que tanto as provas, como as inscrições das escolas tem um valor significante em dólar, que geralmente variam de US$ 200 a 300, sem contar as traduções juramentadas de documentos. Muitos candidatos optam por utilizar o serviço de consultorias especializadas que auxiliam na preparação das provas, definição das escolas e dos temas dos essays, revisão de todo o material para o application e preparação para entrevistas. O custo deste tipo de serviço também é bem alto e mesmo as consultorias no Brasil fixam o valor da hora em dólar.

Todo o esforço e investimento valem a pena? A resposta é SIM e falaremos mais sobre o assunto nos próximos posts.

Você já pensou em fazer um MBA internacional full-time? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas!

Texto by Exec

*O GRE ou Graduate Records Examinations também é aceito por algumas escolas, mas o GMAT é mais usado para admissão de MBA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário