Superando o desemprego

Dicas para manter o foco e a energia durante o desemprego


Você conhece alguém desempregado? Eu conheço várias pessoas. Alguns, como o Boss, decidiram pedir demissão para seguir novos rumos profissionais e pessoais, outros foram cortados juntos com vários colegas porque a economia não vai bem e projetos foram cancelados (apesar de o governo sempre dizer o contrário) e outros estavam tão infelizes no trabalho por razões diversas, que direta ou indiretamente 'pediram' seus chefes que os demitissem. 

Pedi demissão! E agora?

Não importa a razão que te levou a deixar seu emprego sem ter outro em vista. Você agora carrega o título nada nobre de desempregado e cabe a você fazer com que este período não afete sua vida negativamente e nem tenha um impacto decisivo na sua carreira. 

Eu darei algumas sugestões de como se organizar para buscar novas oportunidades e aproveitar o tempo ocioso a seu favor: 

  1. Faça um planejamento financeiro: Faça uma planilha detalhada com suas despesas fixas e variáveis para os próximos meses assim como suas aplicações e valores a receber da última empresa. Veja o quê pode ser cortado ou redimensionado e o quê é imprescindível. Tenha uma clara ideia de quantos meses você pode viver sem salário mantendo seu padrão de vida e seja pessimista nos cálculos pois imprevistos acontecem e você pode ter gastos inesperados com processos seletivos por exemplo.
  2. Consulte o post: Buscando novas oportunidades profissionais? Por onde começar? e organize sua busca 
  3. Tenha uma rotina: Estabeleça quantas horas por dia você vai procurar emprego e deixe algum espaço para outras atividades. O ideal é que você faça seus esforços de recrutamento durante o horário comercial e separe um tempo para outras atividades à noite e nos fins de semana. 
  4. Mantenha a energia positiva: Pode parecer clichê, mas depois de algumas semanas enviando CVs sem ter resposta ou depois de não passar em alguns processos seletivos vem o desânimo, mas você não pode deixá-lo tomar conta. É um período difícil que você tem que lidar com ansiedade, frustração, impotência, insegurança principalmente financeira e tantos outros sentimentos ruins. Mas se você deixar estes sentimentos tomarem conta, você vai perder o foco no recrutamento e networking. Levou um não? Respire fundo, levante a cabeça e volte a enviar CVs e acionar sua rede de contatos.
  5. Faça atividades físicas: Esportes, academia, dança, luta. Escolha uma modalidade e mexa-se! Se você já fazia alguma atividade enquanto trabalhava, continue fazendo e se você era sedentário porque não tinha tempo, agora não tem mais desculpa. Escolha uma modalidade que você goste e que caiba no seu orçamento. Praticar atividade física libera endorfina, que dá sensação de euforia e bem-estar, faz bem para o corpo e para a mente, melhora a auto-estima além de outros tantos benefícios. Tudo o quê você precisa para manter seu auto-astral para enfrentar os dias difíceis.
  6. Mantenha a cabeça ocupada: Você vivia reclamando que não tinha tempo de fazer as coisas que gosta. Pronto, agora você tem tempo para ler, assistir suas séries, documentários e filmes favoritos, visitar exposições de arte, ir a teatros e concertos (nas grandes cidades há sempre opções culturais de qualidade e com entrada franca), visitar a família no interior. É importante manter o foco no recrutamento, mas você tem também que fazer outras atividades para relaxar e descontrair.
  7. Mantenha seu CV em movimento: Ficar desempregado alguns meses é OK perante o mercado se você souber se posicionar bem na entrevista. Mas se os meses estão passando e a oferta não chega é hora de se engajar em atividades que sejam interessantes para o seu CV. Como projetos voluntários, cursos (se seu orçamento não permite este tipo de investimento, procure cursos grátis online ou em instituições como SENAI, SENAC e SEBRAE), consultorias informais para pequenas empresas.
Ficar desempregado não é fácil. Uns dias são melhores, outros são piores e alguns são muito ruins. É importante encontrar seu ponto de equilíbrio através de atividades que te deem prazer para você superar os momentos difíceis e manter o foco no seu objetivo.

Você tem alguma dica para manter a 'sanidade' nos momentos difíceis do desemprego? Compartilhe conosco!

Texto escrito por Exec

10 comentários :

  1. Realmente não é um período facil de superar, mas é uma oportunidade uma boa para amadurecer. Usar o tempo para o auto-conhecimento é uma dica que dou. A falta de tempo por causa da rotina corporativa faz com que esqueçamos de quem somos, do que gostamos e o que realmente queremos, tanto para nossa vida profissional como na pessoal. Usar esse tempo, agora disponivel, para traçar seu Plano de Vida e Carreira é o momento ideial. E outra dica é nunca se afastar das pessoas. Por estarmos no status desempregado, achamos que temos algum "defeito" e nos isolamos. Isso é pessimo! Temos que manter o networt sempre vivo e podemos encontrar oportunidades onde menos esperamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla,

      Obrigada pelo comentário e pelas dicas! Continue participando das nossa discussões, se cadastre no site e nos acompanhe nas redes sociais!
      Boa sorte e sucesso em 2014!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir
  2. Estou vivendo o desemprego a 6 meses e passei por tudo o que o texto nos revela. A primeira coisa que fiz foi buscar uma empresa de recolocação e retomar minha rede de contatos. Também me dedico a buscar emprego diariamente por cerca de 4 horas. Aproveitei ainda e entrei no Box e corro duas vezes por semana na rua para liberar endorfina e cuidar da saúde e do físico.
    Além disso estou cuidando da mente também com terapia de 15 em 15 dias (Ajuda muitooo!!!).
    Realmente não é fácil, e você acaba se sentido frágil. Acredita que tem algum defeito e que por isso não consegue se recolocar. Mas deve conhecer seus medos e dominá-los, pois só desta forma manterá o equilíbrio necessário!
    Boa Sorte a Todos que estão nesta situação. É temporário!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara,

      Muito obrigado por compartilhar suas experiências! Você está no caminho certo e com certeza irá conseguir uma boa oportunidade.
      Continue participando das nossa discussões, se cadastre no site e nos acompanhe nas redes sociais!
      Boa sorte e sucesso!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir
  3. Muito relevante a observação da Priscilla acima sobre o isolamento social. Estou desempregado há oito meses e, neste período, raramente tive contato com antigos colegas, inclusive os da época de faculdade. Nas redes sociais estou com fama de "sumido", rs. Por outro lado, este afastamento tem me permitido refletir sobre minhas habilidades principais, meus reais interesses tanto na esfera profissional como pessoal e foi neste contexto que consegui finalmente decidir que curso de pos graduação gostaria de fazer, pois mesmo quando estava empregado, ainda tinha dúvidas quanto ao meu rumo profissional. Acabei por perceber uma habilidade em mim que sempre foi reconhecida pelas pessoas ao meu redor, mas que eu preferia não desenvolver porque pensava ser mais vantajoso para mim continuar a atender aos interesses do meu empregador e, naturalmente, me manter naquele emprego. Agora que não tenho mais esta justificativa, resolvi atender aos meus interesses, sem medo de ser feliz! Estou ansioso para começar logo o curso e iniciar uma nova fase profissional. Sinto que muitas coisas boas me aguardam pela frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Obrigado pelo comentário! Que bom que você está utilizando um momento adverso para se conhecer melhor e traçar novos caminhos profissionais. Carreira e Você te deseja boa sorte e muito sucesso nos seus novos desafios!

      Continue acompanhando o Carreira e Você nas redes sociais e participando das discussões!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir
  4. Estou desempregada ´há onze meses,51 anos, pós graduada em Adm Financeira.
    Fui demitida após retornar de uma licença médica para tratamento de um câncer.
    Separada ,doente e desempregada.
    Sem condições físicas e psicológicas para buscar um novo emprego, sentindo-me fragilizada, porém feliz por ter sido desligada de uma empresa estupidamente capitalista e desumana, que não demonstrou qualquer sensibilidade com os meus problemas.
    Como sempre acreditei que, de uma forma ou de outro, nós somos capazes de superar as dificuldades e que não necessariamente , precisamos está vinculados á uma instituição para ganharmos o sustento para vida.
    O fundamental é ter humildade e coragem para abrir mão de certos confortos e tentar descobrir habilidades que possam render algum dinheiro. O grande problemas é que fomos educados para sermos empregados, por isso somos levados a acreditar que a única forma de ganhar o sustento é se submetendo à um sistema escravista e alienante que é o mundo dentro das empresas. Ou seja, trabalhamos como burros de carga e nunca somos remunerados ou reconhecido proporcionalmente.
    Portanto, as dificuldades vividas levaram-me a concluir que viver modestamente, sem o status de um cargo ou registro na carteira profissional, pode ser infinitamente mais compensador do que viver na constante insegurança das relações falsas dentro das empresas, onde, só somos percebidos pelo resultados e lucratividade que proporcionamos.
    Hoje, posso dizer que sou infinitamente mais feliz, apesar do desemprego.
    Como sempre gostei de costurar e tenho um pequeno ateliê, estou aperfeiçoando os meus conhecimentos e habilidades com a costura e já estou confeccionando bolsas de tecido. e acredito plenamente que ganhar dinheiro com este trabalho é apenas uma questão de tempo.
    Portanto, para que está vivendo a angústia do desemprego, não desanime! A vida nos oferece infinitas possibilidades, descubra suas habilidades. Não é possível que única alternativa seja escravizar-se para enriquecer o empregador. Lembre-se de que, os ganhos não são apenas financeiros, existem outros bem mais relevantes, como a qualidade de vida e a preservação da saúde .

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônima,

    Muito obrigado pelo seu comentário! O desemprego é também uma oportunidade de refletir sobre a vida e carreira e encontrar diferentes opções de carreira e desenvolvimento.

    Carreira e Você te deseja boa sorte e muito sucesso no seu novo negócio. Como você mesmo disse qualidade de vida e felicidade nem sempre estão ligados a uma carteira assinada ou um contra-cheques no fim do mês.

    Continue acompanhando o Carreira e Você nas redes sociais e participando das discussões!

    Abraços,

    Carreira e Você

    ResponderExcluir
  6. Realmente é uma fase difícil, mas como já comentado temos que aproveitar o momento para fazer coisas que antes na correria do dia a dia e as mais de 12 horas de trabalho diário não permitiam .. Estou há 4 meses, fiz um bom planejamento financeiro, estou cuidando da saúde, praticando esportes, curtindo muito minha filha e indo à médico .. Coisas que antes não fazia ..avalio muito as propostas que recebo atualmente .. Já recusei 2 .. Pois quero um emprego que me faça feliz mesmo que ganhe menos .. Pois qualidade de vida não tem preço e o tempo passa muito rápido .. Se financeiramente você pode fazer isso, faça. O mundo corporativo hoje te suga demais e não quero mais essa loucura pra mim .. Por isso vou escolher muito bem meu próximo emprego independente de quanto vou receber ..
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc e a anônima foram os únicos a mostrar um pensamento lúcido. A maioria das pessoas é de dar pena. Querem se moldar às empresas, fazer tudo o que pedem.
      Essas recomendações de como se portar numa entrevista de emprego são igualmente ridículas e até hilariantes. Querem que a gente se comporte como robô. Tem que olhar para os olhos de quem possivelmente vai nos contratar, tem que responder tudo o que nos perguntam, tem que se vestir com roupas sociais... KKKKKKKKK

      Ao pessoal de recursos desumanos: importem do Japão um robozinho.

      Excluir