Afinal, vale a pena correr atrás de um Headhunter?

Pontos positivos e negativos do recrutamento através de Headhunters


A minha resposta é: sim. Ao longo dos últimos meses, encontrei profissionais que realmente me deram conselhos valiosos sobre carreira, incluindo como fazer transições entre indústrias, possibilidades de carreiras com a minha experiência profissional, situação real do mercado (e não aquela que muitos tentam nos fazer acreditar que o Brasil está com o mercado de trabalho em plena expansão), guias salariais, dentre outros. Também participei de alguns recrutamentos através dos mesmos e, por mais que no final não tenham dado certo, a experiência foi bastante positiva.

Mas, encontrei outros profissionais que simplesmente não se importam com a vida do candidato. Tentam nos vender projetos que não fazem sentido com nosso momento de carreira, que irão agregar muito pouco para sua experiência profissional e que poderão se tornar uma bomba-relógio (daquelas que muito em breve você tentará se livrar, custe o que custar). Também tive contatos com headhunters que fazem você viajar 2 vezes para ser entrevistado pois ele não avisou ao possível empregador que você mora em outra cidade (e até o futuro empregador fica revoltado com a situação, já que poderia ter otimizado todas as entrevistas para um único dia) e que também não sabem o endereço da empresa que você irá entrevistar (então, você que se vire e descubra, já que mesmo depois de solicitado, o headhunter ficou de procurar e até o momento eu não recebi!). E o pior que nessa última situação, o projeto é muito interessante, pois caso contrário, eu faria uma auto sabotagem na entrevista para não correr o risco do headhunter receber seu bônus, já que definitivamente ele não merecia.

Falhas nos recrutamentos através de Headhunters

Dessa maneira, meus conselhos para ter uma experiência positiva na busca por trabalho através dos headhunters são:
  • Recomendação: procure por headhunters de empresas mais conhecidas e/ou profissionais que amigos/conexões já tenham trabalhado;.
  • Jogue aberto: seja sincero e nunca minta sobre nenhum ponto da sua carreira e de sua vida pessoal.
  • Alinhe as expectativas: deixe bem claro suas expectativas, objetivos de carreira, pretensão salarial, disponibilidade de viagens e mudanças;
  • Não minta: isso pode interferir na sua busca futura por experiências profissionais;
  • Seja racional: nunca se sinta pressionado a aceitar algum emprego só por que você passou no processo seletivo. Por mais que o headhunter tente te vender como algo bom, pense bastante se a oportunidade faz sentido para você e para o seu momento de vida.
Processos seletivos e Headhunters: O que mudou?
Tive tantas experiências positivas quanto negativas ao trabalhar em conjunto com headhunters na busca por empregos. Mas, no geral, acredito que os pontos positivos superam toda experiência negativa e venho aprendendo a cada dia mais a diferenciar os profissionais que irão efetivamente ajudar daqueles que simplesmente não irão fazer diferença na busca por novas oportunidades.

E você? Acredita que vale a pena trabalhar em conjunto com headhunters na busca por emprego? Conte-nos sua experiência e sua opinião!

By Boss

Nenhum comentário :

Postar um comentário