Processos seletivos e Headhunters

Mudanças introduzidas pelos headhunters no Brasil


Na última década, as organizações passaram a utilizar cada vez mais os serviços das empresas de hunting na busca por candidatos ideais (ou melhor preparados, talvez). Parte disso, acredito eu, se deve ao fato de que grande maioria dos profissionais de RH das empresas brasileiras simplesmente não está preparada para exercer as funções de recrutamento. Aliado a isso, o crescimento da economia brasileira nos últimos anos favoreceu o desenvolvimento e expansão das atividades dos headhunters no país. E isso trouxe, então, diversas contribuições para o processo de recrutamento no Brasil, tanto positivas quanto negativas.
Dicas para um currículo 5 estrelas

A principal contribuição dos headhunters foi a profissionalização e especialização do serviço de recrutamento. Os grandes players de hunting, principalmente os multinacionais, dividem suas atividades por ramo de atuação - finanças, mercado financeiro, engenharia, marketing, TI, RH, dentre outros. Além disso, os profissionais que atuam em cada um desses segmentos possuem relativa experiência profissional na área em que atuam, o que possibilita aos mesmos entender tanto a real necessidade das empresas para as posições em aberto quanto quais candidatos possuem perfil adequado para as mesmas.

Dessa maneira, as empresas passaram a ganhar com o nível dos candidatos que são considerados nos processos seletivos, já que o conhecimento técnico e a experiência profissional dos mesmos já foram previamente avaliados pelo headhunter. Adicionalmente, houve diminuição de tempo gasto pela empresa na busca por candidatos, já que essa atividade foi terceirizada para o headhunter, e no tempo gasto na realização dos processos seletivos em si, já que a possibilidade de se integrar candidatos com perfil inadequado aos mesmos foi reduzida significativamente.

Por transitarem por diversas empresas e também por terem convívio com diversos profissionais, de diferentes níveis de hierarquia profissional, os headhunters possuem grande experiência no mercado profissional e conseguem dar boas sugestões para as empresas e candidatos. Por exemplo, conheço uma situação em que o CFO de uma determinada empresa, num momento inicial, estava em busca por um coordenador tributário e foi procurar um headhunter para ajudá-lo na prospecção por esse candidato. Entretanto, tal empresa passava por um processo de expansão e em alguns meses iria cindir-se a fim adequar melhor sua estrutura por ramo de atividade.

Ciente da realidade dessa empresa, o headhunter em questão sugeriu ao CFO que, ao invés de procurar por um coordenador tributário, o mesmo deveria procurar por um Controller, com fortes conhecimentos tributários, já que esse profissional poderia resolver as demandas do departamento tributário mas que também pudesse contribuir para o processo de cisão da empresa e assumir da controladoria da nova entidade que seria criada dentro de alguns meses. Este conselho foi prontamente aceito pelo CFO, cujo candidato escolhido foi indicado pelo Headhunter em questão. Ponto para o headhunter!

Headhunters também são bons para aconselhamento de carreira. Como lidam com essas situações em seu cotidiano, os mesmos sabem exatamente as competências e qualificações que as empresas buscam, faixas salariais para determinados cargos/profissões, situação do mercado de trabalho, melhores caminhos para movimentação de carreiras, dentre outros. Dessa maneira, é sempre muito bom bater um papo com eles antes de aceitar alguma proposta (mesmo que não tenha sido por intermédio deles) ou decidir por realizar algum movimento de carreira.

No meu próximo post, vou continuar minha avaliação sobre os Headhunters. E você, qual a sua opinião? Compartilhe conosco sua experiência!

By Boss


Buscando novas oportunidades profissionais? Por onde começar?

Nenhum comentário :

Postar um comentário