Introdução do Hunting no mercado de trabalho

Introdução dos headhunters no Brasil


Minha amiga Exec já postou aqui anteriormente dicas sobre busca por empregos (job searching) através do LinkedIn. Hoje (e no decorrer dessa semana), irei postar exclusivamente sobre a busca de emprego através dos Headhunters.

Os serviços de hunting (caça em tradução literal) se tornaram populares no Brasil na última década.
Buscando novas oportunidades profissionais? Por onde começar?

Algumas multinacionais desse serviço se instalaram nos grandes centros do Brasil e hoje em dia é cada vez mais comum participar de processos seletivos através da intermediação feita por estes profissionais.

O papel do headhunter é o de buscar profissionais que tenham perfil e competências adequados aos requeridos para determinadas posições dentro da empresa. Eu particularmente enxergo o headhunter como um mediador, sendo um profissional que entende a necessidade da empresa, e na grande maioria das vezes, faz sugestões pertinentes ao perfil do profissional necessário e até mesmo sobre mudanças na estrutura organizacional da empresa de modo a maximizar a funcionalidade dos departamentos sob análise.

Tendo uma posição em mãos, os headhunters então iniciam o processo de busca por candidatos. Essa busca se dá através das redes sociais, principalmente LinkedIn e indicações de outros profissionais e co-workers. Os sites das empresas de hunting também costumam divulgar as vagas disponíveis, entretanto, na minha opinião, os processos seletivos já estão acontecendo quando as vagas são divulgadas (e não só no site das empresas de hunting mas como na grande maioria dos sites de anúncio de vagas) e a chance de seu CV ser selecionado para uma vaga anunciada é mínima.  

Após o processo de captação dos CVs, os headhunters fazem então uma triagem dos mesmos e uma entrevista pessoal com os candidatos, a fim de entender o perfil do candidato, momento de carreira, competências, aspirações profissionais, fluência em outras línguas (pode ser requerido uma entrevista em língua estrangeira), dentre outros aspectos relevantes para tal posição em aberto. Uma entrevista com o headhunter em nada se parece com uma entrevista com as tradicionais empresas de RH (por tradicionais, eu quero dizer aquelas que utilizam métodos padrões para análise de candidatos: redações, desenhos, testes psicológicos, testes psicotécnicos, dentre outros). Ou seja, você não irá precisar desenhar, fazer uma redação, testes psicológicos e psicotécnicos naquele momento. Fique tranquilo!

Caso o candidato tenha perfil adequado ao requerido pela empresa, os headhunters então encaminham o CV para a empresa como sendo a indicação deles para a vaga. Geralmente, os mesmos indicam no máximo 3 candidatos para cada vaga. O processo seletivo, a partir daí, fica a cargo da empresa contratante.

E o que o headhunter ganha pelo seu trabalho? Bom, em geral, além de uma porcentagem sobre o salário do candidato contratado (caso o mesmo tenha sido indicado por eles e permaneça na vaga por um período mínimo) paga pela empresa, os headhunters ganham a confiança das empresas, que a partir de então irão demandar cada vez mais trabalho. Por isso, headhunters em geral não costumam arriscar. Indicam somente aqueles profissionais dos quais acreditam que possuem perfil alinhado ao solicitado pelas empresas.

Nos meus próximos posts, vou discutir os prós e contras dessa relação candidato x headhunter, bem como as mudanças introduzidas pelos mesmos no mercado de trabalho, principalmente no mundo executivo.

Até lá!

Nenhum comentário :

Postar um comentário