Como se preparar para entrevistas de emprego?

O quê você deve pesquisar sobre a empresa e a indústria antes da entrevista


Pegando o gancho no post do Boss A primeira entrevista após a demissão, eu vou dar algumas dicas para entrevistas. Serão posts breves com assuntos específicos sobre o "antes, durante e depois" das entrevistas. 

Antes da entrevista, estude tudo sobre a empresa. Você tem que saber quais são os principais negócios, de onde vem as principais receitas e despesas, qual a posição da empresa no mercado no Brasil (e no mundo, se for uma multinacional), quais os principais competidores, os principais riscos de mercado que a empresa enfrenta.

Eu geralmente começo pesquisando a empresa pelo Wikipedia, onde tem desde a história, até a situação atual da empresa e várias informações relevantes. Meu segundo passo é checar o site da empresa, principalmente as partes: institucional, que fala do negócio e do momento da empresa no Brasil, relação com investidores, que fala sobre a performance financeira e planos para o futuro e trabalhe conosco, que fala da relação com empregados e cultura. O terceiro passo é procurar notícias recentes sobre a empresa no Google News e sites de jornais e revistas em geral (sempre olho a Exame). Dependendo do nível da posição (coordenação, gerência e acima) eu também recomendo ler o relatório financeiro 10-K (para empresas públicas). Mesmo que você não seja de finanças, no 10-K você encontrará informações detalhadas dos produtos, competidores e principais riscos que a empresa enfrenta perante o mercado.

Se possível converse com alguém da empresa (melhor ainda se for da área para a qual você for entrevistar) sobre o ambiente, cultura, estrutura interna e mais alguma informação que você não conseguiu nas fontes mencionadas anteriormente. 
Dependendo da área para a qual você for entrevistar aprofunde as pesquisas em determinados assuntos. Por exemplo, se você for entrevistar para marketing, tenha na ponta da língua os 4P's da empresa: seus principais produtos, onde são vendidos, como são promovidos, como são precificados, além de saber quem são os principais competidores e consumidores (segmentação). Se você for entrevistar para finanças, leia o 10-K com bastante atenção a todos os demonstrativos financeiros, entenda como a empresa mede performance e memorize alguns números como faturamento, lucro, crescimento médio, preço da ação (e comportamento nos últimos tempos). O entrevistador provavelmente não irá te sabatinar sobre estes assuntos, mas quanto mais você souber, mais poderá incorporar informações relevantes às suas respostas, principalmente à pergunta "Por que você quer trabalhar na empresa x"?

Se você tiver interesse em algum tópico específico referente à entrevistas, mande um comentário e o incluirei nos próximos posts. 

Texto by Exec


Nenhum comentário :

Postar um comentário