Como melhorar o seu perfil do LinkedIn
Dicas para um currículo 5 estrelas
- Foto: Coloque uma foto (muitas pessoas deixam sem foto) profissional. A foto do LinkedIn pode ser similar à foto do crachá da empresa. Roupa social (não precisa ser extremamente formal. Uma roupa que você usaria num dia normal de trabalho), cabelo penteado (cabelo desarrumado não é uma boa ideia) e fundo o mais neutro possível. Quase nunca a foto da balada ou da viagem que fica muito bem no Facebook deve ser usada no LinkedIn. Você quer mostrar sobriedade, seriedade e em alguns casos senioridade para um potencial empregador. Eu já vi fotos de mulheres que parecem saídas de um book de modelo. Desculpe meninas, mas estas fotos não denotam profissionalismo. Foto é mais importante que vocês imaginam, por isso vale a pena ter atenção a este item.
- Conteúdo: Você pode usar o seu CV como base para seu perfil de LinkedIn e pode até acrescentar mais coisas como projetos acadêmicos e voluntários, certificados e prêmios acadêmicos e profissionais que você ganhou durante a carreira. Entretanto, as partes mais significativas do conteúdo, e que merecem atenção especial são o headline (a linha que aparece abaixo do seu nome no perfil) e o sumário que deve falar de suas principais qualificações e experiências. Uma pessoa que visite seu perfil provavelmente não irá todos os itens de cada experiência, somente as partes que mais se destacam - além de sumário e headline, os nomes das empresas e os cargos e as universidades e cursos.
- Palavras Chaves: Quando o recrutador faz uma busca por potenciais candidatos no LinkedIn, ele usa palavras chaves como 'engenheiro gerente de projetos PMP'. No conteúdo do seu perfil, e principalmente na seção competências & experiências coloque termos técnicos que possam facilitar o recrutador te encontrar. Veja as exigências das posições que te interessam e inclua os termos mais relevantes no seu perfil. Peça para os seus (ex) colegas de trabalho e de universidade para endossarem suas competências & experiências (endosse as deles também, reciprocidade no LinkedIn é tudo!)
- Recomendações: Procure ter pelo menos uma recomendação para cada experiência profissional. Peça seus colegas de ex-colegas de trabalho que tiveram mais contato com você para te recomendar e insista, porque pelo menos na minha experiência as pessoas se mostram dispostas a ajudar quando você pede, mas depois esquecem.
- Idiomas: Se você fala inglês fluente, crie um perfil em inglês mesmo se você não estiver buscando oportunidades fora do país. Muitas multinacionais têm o departamento de recrutamento centralizado em outros países (principalmente as que estão iniciando operações no Brasil) e ter o perfil em inglês aumenta as chances de ser encontrado pelo recrutadores.
Mantenha o seu perfil do LinkedIn atualizado com experiências e cursos de aperfeiçoamentos e pós-graduação.
No próximo post eu darei dicas de como usar e aumentar sua rede de contatos profissionais usando o LinkedIn.
Texto escrito por Exec
Texto escrito por Exec
Nenhum comentário :
Postar um comentário