O quê fazer depois da entrevista de emprego?

Qual é a melhor forma de manter contato com a empresa depois da entrevista?


Você se saiu bem na entrevista e quer garantir que a empresa se lembre de você e te considere para as próximas etapas do processo,até a contratação. A melhor forma de atingir o seu objetivo é demonstrar seu interesse pela empresa e pela posição.

Um ou dois dias depois da entrevista, envie uma nota de agradecimento ao seu entrevistador (não se esqueça de pegar o cartão do entrevistador, caso não tenha sido ele que tenha agendado a entrevista). Esta mensagem deve ser personalizada, mencionando os pontos da entrevista que mais te interessaram, como seu perfil se encaixa à cultura da empresa e como suas experiências e habilidades técnicas serão relevantes para o departamento. Seja o mais específico possível e se você ainda tiver alguma dúvida que não foi esclarecida durante a entrevista, aproveite para perguntar. Lembre-se que vários dos seus concorrentes também enviaram uma nota de agradecimento e a sua tem que se sobressair perante as outras.  
Se te foi passado um cronograma do processo seletivo, aguarde até as datas mencionadas para ter a resposta se foi aprovado ou não, mas se a empresa não mencionou datas, você pode fazer um follow-up com a empresa a cada 10 dias para saber o andamento do processo, sempre mencionando o seu contínuo interesse pela posição e pela empresa. 

Respeite as diretrizes da empresa. Algumas empresas dizem que o contato deve ser feito comente com o recrutador e que os outros entrevistadores não devem ser contactados. Nesse caso eu tento fazer contato somente com o recrutador (geralmente do RH) mesmo se eu tiver o contato dos outros entrevistadores. Caso o RH não responda (o quê infelizmente acontece com frequência) eu tento contactar outra pessoa, mas somente na semana seguinte. Lembre-se que você quer se mostrar interessado, mas sem exagero (o quê muitas vezes denota desespero e isso pode te prejudicar no processo).
Eu sempre faço a comunicação por e-mail, mas não vejo problema em ligar se o recrutador e/ou entrevistador te deu liberdade para isto. Caso você já tenha ligado e obtido bons resultados, compartilhe sua história conosco.

Meus posts sobre entrevista serão principalmente sobre demanda (este tema foi sugestão de uma leitora), logo, se você tem dúvidas ou interesse em algum ponto específico, deixe seu comentário!

Texto escrito por Exec


Nenhum comentário :

Postar um comentário