Promessa de ano novo - O início da saga do Carreira & Você


Já estamos quase no final de 2013, e, já que tempo anda sobrando, comecei a fazer minha revisão do ano que se passou (e diga-se de passagem, 2013 está passando muito rápido). Obviamente, a primeira história que veio na minha cabeça foi a noite de reveillon.


Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2012

Noite de reveillon sempre é o momento em que, ajudados pelo efeito alcoolico, fazemos nossas promessas para o ano seguinte. Além dos fatos que tornaram tal noite legendária – eu e meus amigos vamos lembrar dela por muitos anos - essa também foi a noite na qual eu fiz a minha promessa de ano novo. Sempre tive por costume fazer a famosa lista e ir riscando ao longo do ano. Entretanto, para 2013, minha lista não era bem uma lista. Era somente um bullet point. E o único tópico era: pedir demissão.

Nos últimos 6 anos, trabalhei numa multinacional de serviços financeiros, sendo nos dois últimos como Gerente. Muita gente não entendeu a minha vontade e decisão, mas também não me importa o julgamento dos outros. A única coisa que me importava era estar bem comigo mesmo, o que não vinha sendo possível nos últimos tempos, principalmente nos últimos 2 anos.

Os quatro primeiros anos foram de muito trabalho, muito aprendizado e também (por que não?) muita diversão. Entretanto, os dois últimos, após ser promovido a gerente, muita coisa mudou: muito mais trabalho, muito menos aprendizado e, principalmente, tempo livre. Considerando o crescimento exponencial do ritmo de trabalho (cerca de 80 horas semanais), o tempo dedicado ao lazer e outras atividades foi cada vez ficando mais escasso. Na ânsia de buscar novos conhecimentos e de fazer outras atividades fora trabalho (sim, eu quero malhar, eu quero ler um livro, eu quero estudar francês, eu quero andar de skate, eu quero deitar no sofá e assistir qualquer merda na TV) essa rotina me corroía a cada dia mais. Ir para o trabalho deixou de ser legal e passou a ser um peso, do qual eu não estava disposto a suportar por muito tempo, nem por um salário razoável ou por uma possibilidade de carreira promissora.

Então, em 31 de Dezembro de 2012, eu decidi que já era hora de partir para novos desafios. Que meu tempo já havia passado e que era hora de “lutar pelo que é meu”. Estabeleci um deadline, e, com ou sem uma job offer de outra empresa, no máximo naquela data eu sairia do meu trabalho. E foi o que eu realmente fiz.

Nos primeiros meses de 2013, eu estava trabalhando tanto que nem tive oportunidade para buscar outras oportunidades. Entretanto, como eu havia me preparado financeiramente para cumprir meu “action plan”, no mês de maio oficializei meu pedido de demissão e em junho efetivamente entrei para o grupo dos desempregados. A primeira e única resolução de ano novo foi cumprida.

E agora? Agora começa a saga que vou descrever nesse blog - Aguarde próximo post!

By Boss

Nenhum comentário :

Postar um comentário