Dicas para um currículo 5 estrelas

Como fazer o seu currículo se destacar entre os concorrentes


O currículo é o seu cartão de visitas, sua interface com a empresa e o seu objetivo principal é vender seu expertise para a empresa contratante e fazer com que eles queiram te conhecer melhor na entrevista. Eu vejo muitas dicas sobre o layout ou estrutura do CV, mas praticamente nada sobre como melhorar o conteúdo do CV.
Eu aprendi algumas técnicas para deixar o CV mais robusto e atraente durante meu MBA nos EUA (lá temos aconselhamento de carreira que englobam todas as fases do processo seletivo) e vou dividi-las com vocês. 

Buscando novas oportunidades profissionais? Por onde começar?
  • Dados pessoais: Caso esteja buscando oportunidades fora da cidade onde você reside, coloque um endereço (e telefone) da cidade onde você quer trabalhar. Seu CV pode ser desconsiderado simplesmente por causa da residência. Caso você seja considerado para a entrevista terá a oportunidade de explicar que está na cidade X mas pode se mudar para a cidade Y imediatamente.
  • Sumário: Recrutadores levam somente alguns segundos checando CVs e eles só leem os que interessam mais. Para aumentar as chances do seu CV ser movido para o topo da pilha é interessante colocar um sumário de 2 parágrafos ou alguns itens com suas principais qualificações, principalmente as interpessoais. Aproveite este espaço para falar do seu perfil de liderança, seus ótimos resultados em trabalho em equipe, sua vivência internacional, sua capacidade de gerenciar riscos ou tomar decisões sob pressão.
  • Ordem: Depois do sumário eu coloco - experiências profissionais, formação, idiomas e eu uma seção adicional. Eu já alterei esta ordem algumas vezes e não sinto tanta diferença de retorno. Se o peso maior do seu CV é formação acadêmica, coloque primeiro (por exemplo, você foi direto da graduação para o mestrado e só tem alguns projetos e estágios como experiência profissional). 
  • Conteúdo:Você pode escolher escrever o CV na 1a ou 3a pessoa, desde que mantenha a consistência em todo o documento. Eu prefiro 3a pessoa. Inicie as frases com verbos de ação - analisou, efetuou, gerenciou, estruturou, desenvolveu. Além da ação, coloque um breve contexto e no fim um resultado preferencialmente quantitativo. Ex: "Gerenciou equipe de 5 vendedores e através de análises do mercado e de competidores, superou a quota de vendas em 30%." Os itens devem ser claros, objetivos e ter no máximo 2 linhas.
  • Adicional: Nesta seção você pode incluir atividades relevantes relacionadas ou não à sua profissão, como trabalhos voluntários, cursos de aperfeiçoamento, projetos diversos, experiências internacionais. Use este espaço para mostrar seus interesses que ajudam a traçar seu perfil além das competências técnicas. 
      Não existe versão final do currículo, ele deve ser aperfeiçoado e revisado de acordo com as posições para as quais você se candidata. Peça feedbacks sempre que possível quando enviar o CV a amigos ou conversar com headhunters. Preste atenção em como os recrutadores vêem seu CV (quais informações saltam aos olhos e quais não são percebidas) para identificar oportunidades de melhorias.
       
      Caso tenham alguma dúvida sobre os pontos abordados ou outros, nos enviem comentários que teremos enorme prazer em ajudar! 

Texto escrito por Exec




Um comentário :

  1. Conheci hoje este blog. Pensei que fosse sobre carreira. Só se for carreira executiva.
    Ler essas dicas de "perfil de liderança" e "vivência internacional" me fazem rir.

    No mínimo 70% dos trabalhadores brasileiros ganham mal, jamais podem viajar ao exterior e não têm perfil de líderes. Se tivessem, seriam empreendedores em vez de dependerem de uma empresa e serem desrespeitados.

    ResponderExcluir