Buscando novas oportunidades profissionais? Por onde começar?

Como se organizar para obter ótimos resultados na sua busca

Você já cansou do seu trabalho, gostaria de experimentar outras áreas ou indústrias. Ou talvez você já saiu da empresa, por vontade própria ou não e é hora de encarar o mercado. Por onde começar? Algumas dicas para te ajudar a se organizar:



A pulga atrás da orelha: frustrações no ambiente de trabalho
  1. Defina o quê você quer fazer e onde - escolha a área que você pretende focar dentre as quais você tem experiência em qual indústria ou tipo de empresa você gostaria de trabalhar. Por exemplo: gestão de projetos em TI, finanças em multinacionais, vendas em start-ups de internet. É importante você definir seu foco para as próximos passos.
  2. Atualize seu CV tendo em vista sua área de atuação e os tipos de empresa para as quais você pretende enviar seu CV. Na maioria das vezes, o CV será sua única forma de contato com a empresa e é importante que ele ressalte além das atividades que você desempenhou, os resultados. Ao invés de "liderou equipe de vendas para indústria automotiva"; "liderou equipe de 5 pessoas, obtendo um resultado de 10% acima da meta anual". 
  3. Ative sua rede de contatos - fale com amigos, ex-colegas de universidade, ex-colegas de trabalho, familiares; quanto mais gente souber que você procura oportunidades, mais provável que você receba indicações para posições na sua área de interesse. É essencial que você passe pelos passos 1 e 2 antes de procurar seus contatos para que você seja o mais objetivo possível. Ex: "procuro posição de coordenador de marketing em bens de consumo"; "busco oportunidade de gerente de planejamento de suprimentos em indústria automotiva". Não se limite a falar somente com contatos da sua área de atuação. Nunca se sabe que tipo de contatos seus amigos têm. 
  4. Atualize seu LinkedIn - atualize suas experiências profissionais, cursos, competências & especialidades e, se possível, inclua recomendações de ex-colegas. No headline ou experiência você pode deixar a última posição, colocar que está a procura de novas oportunidades ou fazer um resumo sucinto de suas qualificações (ex: "Profissional com 4 anos de experiência em gestão de projetos de mineração no Brasil e Canadá"). Eu já usei estas 3 opções e prefiro a última. A primeira não deixa claro que você está buscando oportunidades. A segunda, eu senti que intimidou as pessoas que eu tentei contactar, já que recebi poucos retornos. O terceiro faz uma 'propaganda' sobre você sem deixar claro que você está desempregado. 
  5. Contacte empresas de headhunting - comece pelas mais conhecidas: Michael Page, Hays, Robert Half e vá buscando outras que sejam mais especializadas nas suas áreas de interesse. Geralmente o headhunter vai querer te conhecer mesmo não tendo uma oportunidade com o seu perfil e caso ele tenha oportunidades, vai te colocar em contato com a empresa para você participar do processo seletivo.
  6. Envie CVs pela internet - LinkedIn, Vagas, Catho, Glassdoor, Indeed entre outros. Além dos sites das empresas de headhunting e das empresas que te interessam. Adapte seu CV para a posição para a qual você está se candidatando. Se você conhecer alguém que trabalhe na empresa com posições que te interessam, entre em contato com a pessoa. Há grandes chances que ela possa encaminhar seu CV internamente, aumentando as chances que ele seja lido.
  7. Mantenha um controle dos CVs enviados, das pessoas contactadas e das entrevistas. Eu tenho uma planilha Excel com todas as vagas para as quais eu aplico, as pessoas que eu contacto por LinkedIn ou e-mail e as pessoas que me entrevistam. Fica mais fácil para manter contato e fazer follow-up de tempos em tempos sobre os processos.
Depois destes passos é só aguardar as entrevistas! 

Aguardem posts mais detalhados sobre dicas para fazer um bom CV e como tirar vantagem do LinkedIn.

Texto escrito por Exec

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá Kadu,

      Obrigado pelo comentário! Se cadastre no site e nos acompanhe nas redes sociais para ficar a par das nossas dicas e discussões.
      Boa sorte e sucesso em 2014!

      Abraços,

      Carreira e Você

      Excluir